Speech de boas vindas!

Senhoras e Senhores,

Bem vindos ao blog "aqui em cima".

Obeservem o número da poltrona no cartão de embarque.

Junto as saídas de emergência, não é permitida a acomodação de crianças ou colocação de bagagens.

Acomodem a bagagem de mão no compartimento acima ou embaixo da poltrona à sua frente.

Lembramos que os pertences de mão trazidos a bordo são de responsabilidade dos clientes.

Obrigado.

15 de julho de 2011

Homenagem aos 35 anos da TAM





Na cidade de Marília, interior de São Paulo a TAM – Táxi Aéreo Marília surgiu em 21 de fevereiro de 1961, a partir da união de dez jovens pilotos de monomotores. Na época, eles faziam o transporte de cargas e de passageiros entre o Paraná e os estados de São Paulo e do Mato Grosso com quatro Cessna 180 e um Cessna 170. Após seis anos o grupo é comprado pelo empresário Orlando Ometto, o qual muda a sede para São Paulo e também muda o perfil ao começar a transportar apenas malotes.



Em 1971, o comandante Rolim Amaro, que já havia trabalhado na companhia em seus primeiros anos de funcionamento, é convidado por Orlando Ometto para ser sócio minoritário da empresa, com 33% das ações. No ano seguinte, o piloto adquire metade das ações da TAM e assume a direção da empresa.



O ano de 1976 marca o surgimento da TAM – Transportes Aéreos Regionais, que dá origem à empresa conhecida hoje como TAM Linhas Aéreas. Rolim detém 67% do capital da nova empresa, que teve atendimento voltado para o interior de São Paulo, Paraná e Mato Grosso. Esse é o ínicio da história da maior companhia aérea do hemisfério sul, uma das 20 maiores companhias do mundo e a melhor companhia aérea das Américas, e que completou no último dia 12, 35 anos.




A TAM sempre foi uma empresa inovadora, trazendo aos seus clientes uma forma diferenciada de tratamento, aeronaves diferentes de suas concorrentes, e o serviço de bordo sempre impecável. Durante a década de 80 a empresa cresceu muito e de forma bem acelerada.



A mudança começa com a chegada dos turboélices Fokker F27, substituindo os aviões bimotores; e em 1981, a TAM comemora a marca de um milhão de passageiros transportados. O primeiro grande salto da malha da empresa vem em 1986, com a aquisição da companhia aérea Votec. Com a medida, a TAM estende as suas atividades para as regiões Centro-Oeste e Norte do país.



A década de 1990 tem um significado todo especial para a companhia, pois foi quando a empresa ganhou mais visibilidade com a chegada dos Fokker 100, inaugurando uma nova era na aviação regional. Em 1993, a TAM lança com pioneirismo o TAM Fidelidade, que se destaca por não prever limitação de assentos para as passagens gratuitas. O ano de 1996 marca o início das operações da TAM em todo o território nacional. A TAM adquire a companhia Lapsa do governo paraguaio e cria a TAM Mercosur, atualmente TAM Airlines.



Em conjunto com um consórcio formado pela LAN Chile e TACA, a TAM lidera a negociação para compra de suas primeiras aeronaves Airbus. O resultado é a compra de 150 aeronaves para as três empresas junto ao consórcio europeu. Outra iniciativa estratégica é a compra de uma área de 447 hectares no município de São Carlos, no interior de São Paulo, que hoje é a sede do Centro Tecnológico TAM. Em 1998, chegam à TAM seus primeiros Airbus A330 e a empresa faz o seu primeiro voo internacional na rota São Paulo-Miami. No ano seguinte, é a vez do primeiro destino para a Europa, Paris, em parceria com a Air France.



A TAM começa em 2000 uma ofensiva fase de crescimento, mas o ano de 2001 é marcado por grandes acontecimentos. O comandante Rolim morre tragicamente no dia 8 de julho em um acidente de helicóptero. Dois meses depois, a aviação internacional sofre um sério abalo e entra em um ciclo de retração em decorrência dos atentados de 11 de setembro. Assim como em outras partes do mundo, o mercado brasileiro sofre os efeitos da retração econômica. No entanto, a TAM cresce 31% nesse período, transportando mais de 13 milhões de passageiros e elevando o faturamento para praticamente R$ 3 bilhões no ano. Em 2001, a empresa incorpora mais 15 aeronaves Airbus A320 e dois Airbus A330. Mesmo com as adversidades, a TAM transporta quase 14 milhões de passageiros em 2002.



Na história mais recente da companhia, período entre 2003 até 2011, a empresa se firmou como líder de mercado, tanto nos voos domésticos, como nos internacionais; sempre agregando novas aeronaves à sua frota, trazendo tecnologia e várias inovações aos seus clientes, como o celular a bordo.



Hoje, com a maior frota de aeronaves que uma empresa brasileira já teve, a TAM faz parte da Star Alliance, o que permite aso seus clientes a possibilidade de conexões com mais 27 companhias aéreas para o mundo todo. Além de outras alianças que permitem o alcance a mais destinos.



Para comemorar uma data tão especial como essa, a TAM preparou, no último dia 12, uma série de ações nos voos domésticos e também nos voos que partiram do Brasil. A cantora Ivete Sangalo, que já participou de várias ações de marketing da empresa, foi convidada a recepcionar os clientes da companhia em Salvador, e em todos os voos foram distribuídos 170 mil brigadeiros.



"A iniciativa tem a ver com a nossa natureza, pois somos uma companhia dedicada ao relacionamento estreito com nossos clientes. O tapete vermelho sempre foi símbolo do nosso empenho em servir as pessoas com qualidade, nosso jeito de dizer seja bem-vindo a bordo. E o brigadeiro, essa receita tão brasileira e sempre presente nos aniversários, é um alegre e carinhoso muito obrigado a todos que fazem parte de nossa história”, afirma o presidente da Tam, Líbano Barroso.



Desde o começo do ano de 2011, a TAM já vinha realizando ações relativas ao aniversário da companhia, e no SPFW de junho, a empresa(que é patrocinadora oficial do evento), montou um estande com várias fotos e homenagens aos seus colaboradores, além de distribuir vários 'mimos' aos visitantes do evento. Juntamente com essas ações, foram elaborados vídeos referentes à data.



A TAM faz por merecer seus 35 anos, e aqui eu parabenizo essa grande companhia aérea, que ainda tem muito para mostrar ao mundo como é o jeito brasileiro de voar, através da "paixão por voar e servir", além do sorriso sempre presente em seus 27 mil colaboradores, que fazem essa companhia ser o que é hoje. Que venham muitos anos pela frente ainda, todos eles recheados de muito sucesso!



Parabéns à TAM.

2 comentários:

  1. Eu adorei a sua matéria,e queria te barabenizar por esta iniciativa de homenagear a TAM,e que ela continue do jeito que ela é!(eu sou louca por ela,e vou fazer parte dela como cmsa).
    Parabéns!
    "TAM PAIXÃO POR VOAR E SERVIR"

    ResponderExcluir
  2. Olá anônima!!! huahuahuahuahu tudo bom???
    Em 1º lugar, gostaria de dar as boas vindas ao time!!!! espero poder voar contigo logo em breve!!!

    E, eu agradeço sua opinião!!!! Gosto muito quando as pessoas comentam minha publicações!!!

    Quando puder, comenta de novo!
    Abraços

    ResponderExcluir