Speech de boas vindas!

Senhoras e Senhores,

Bem vindos ao blog "aqui em cima".

Obeservem o número da poltrona no cartão de embarque.

Junto as saídas de emergência, não é permitida a acomodação de crianças ou colocação de bagagens.

Acomodem a bagagem de mão no compartimento acima ou embaixo da poltrona à sua frente.

Lembramos que os pertences de mão trazidos a bordo são de responsabilidade dos clientes.

Obrigado.

7 de julho de 2011

Estruturas compartilhadas

De olho no movimento do fim do ano, as empresas aéreas estão trabalhando para adaptar seus sistemas e compartilhar estruturas nos aeroportos de maior movimento no Brasil. Em reunião realizada em Brasília, elas anunciaram nesta quinta-feira (7) que irão dividir guichês e totens para atendimento eletrônico.

De acordo com o ministro da Aviação Civil, Wagner Bittencourt, a ideia é utilizar espaços que possam estar ociosos para aumentar o fluxo de atendimento aos passageiros. No caso de um balcão de uma determinada empresa aérea estar livre em um horário de pico, por exemplo, outra companhia poderá utilizar o espaço para realizar o check-in de seus passageiros.




De forma semelhante, os terminais eletrônicos de atendimento terão seus sistemas adaptados para servir a mais de uma empresa. Isso quer dizer que, caso o passageiro tenha comprado seu bilhete pela empresa A e queira fazer o check-in eletrônico, poderá utilizar o totem da empresa B para imprimir o seu cartão de embarque.

Para o presidente da Gol, Constantino Júnior, o compartilhamento poderá facilitar o serviço nos aeroportos, fazendo até mesmo com que as filas diminuam nos horários de maior movimento. "São mudanças aparentemente pequenas, mas que podem facilitar a vida do nosso cliente. Ninguém tem divergência em relação à necessidade de tornar nossos ativos mais significativos aos passageiros."

A decisão foi tomada em reunião para discutir medidas que evitem o caos nos aeroportos no fim do ano. O primeiro encontro, como enfatizou o ministro da Aviação Civil, foi apenas para iniciar as conversar para o planejamento de ações como as que foram tomadas para as férias de julho.

Na segunda-feira (4), o governo divulgou algumas medidas para assegurar a normalidade das operações nos aeroportos nessa época do ano, quando há uma expectativa de crescimento de 14% no trânsito de passageiros.

Segundo a SAC (Secretaria de Aviação Civil), foi acertado com as companhias aéreas o reforço no atendimento para reduzir o tempo de espera para check-in e para o resgate de bagagens.

Além disso, foram criados os Centros de Gestão Aeroportuária nos terminais de Guarulhos (SP) e Brasília.

Essas salas ajudam a minimizar possíveis conflitos e a solucionar problemas reunindo no mesmo espaço representantes da Infraero, ANAC, Receita Federal, Polícia Federal, Anvisa e empresas aéreas. Até agosto, novos centros serão inaugurados nos aeroportos de Confins (MG), Galeão (RJ), Santos Dumont (RJ) e Congonhas (SP).

Haverá também, de acordo com a SAC, um reforço na fiscalização, principalmente contra overbookings (quando a empresa vende mais passagens que o número de assentos disponíveis), cancelamentos e atrasos injustificados.

A Infraero também vai disponibilizar, a partir do dia 20 de julho, acesso gratuito à internet nas salas de embarque dos aeroportos de Guarulhos (SP), Congonhas (SP), Brasília (DF), e Galeão (RJ), pelo período de 15 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário