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8 de julho de 2011

GOL comprou Webjet

A Gol Linhas Aéreas anunciou nesta sexta-feira que está negociando a aquisição da companhia aérea Webjet. A informação consta no fato relevante encaminhado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e à Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). A expectativa é que, tão logo cheguem num acordo, haverá a divulgação de um memorando de entendimentos para compra das ações da concorrente. Veja o comunicado aqui.



A Gol anunciou em fato relevante ao mercado, nesta sexta-feira (08/07), que comprou 100% do capital da companhia aérea Webjet por R$ 96 milhões, sujeito a reajustes até a data em que a operação for concluída. A Webjet foi avaliada pelas partes em R$ 310,7 milhões. A aquisição está sujeita, entre outras condições, à realização de auditoria técnica, legal nas atividades e ativos da Webjet, à negociação e celebração dos documentos definitivos pelas partes e as aprovações das autoridades governamentais pertinentes.

Essa não foi a primeira aproximação da família Constantino, proprietária da Gol, e de Guilherme Paulus, dono da Webjet. Há cerca de dois anos, a Gol já havia feito uma proposta que não foi aceita pela Webjet.



A Gol anunciou que estava em negociações com a Webjet no início da tarde. Em resposta ao comunicado da companhia aérea, as ações da Gol dispararam na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). No final do pregão, os papéis da empresa avançaram 3,51%, a maior alta do índice. Pouco antes da notícia, as ações da Gol operavam praticamente estáveis.

Paulus é o único controlador da companhia aérea e, desde que efetuou a venda da CVC ao Carlyle, vem procurando formas de ampliar a atuação da Webjet – quer seja pela abertura de capital, quer pela venda dos ativos da empresa para uma concorrente maior. Em 2010, Paulus chegou a protocolar na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) um pedido de IPO (oferta pública inicial de ações) para a Webjet na bolsa. No entanto, acabou não levando o plano adiante.

Três especialistas criticaram a decisão da Gol. Para eles, há pouca sinergia no negócio. “As malhas das empresas são semelhantes e a frota da Webjet é velha. A Gol está comprando market share”, diz um executivo do setor.

Para a Gol, que possui 35% do mercado doméstico da aviação, a Webjet se configura como uma das poucas opções de crescimento por meio de aquisições. As duas empresas controlariam 40% do mercado, contra 44% do grupo TAM (que engloba a própria TAM e a Pantanal).

Ainda que o aumento da participação de mercado justifique a investida da Gol, especula-se no setor de aviação que a empresa da família Constantino intensificou suas investidas na Webjet depois que o grupo irlandês Ryan – que controla a aérea Ryanair – passou a prestar consultoria para a Webjet no início do ano passado. A partir de então, a expectativa era de que a empresa europeia pudesse firmar algum tipo de acordo com a brasileira. Guilherme Paulus chegou a anunciar que estava em negociações. No entanto, como a legislação brasileira ainda não permite a entrada de mais de 20% de participação estrangeira em companhias aéreas, as negociações esfriaram.

A Webjet ocupa o quarto lugar no mercado doméstico, atrás de TAM, Gol e Azul. Com uma frota de 24 aeronaves Boeing 737-300, a empresa possui slots em aeroportos estratégicos do país, como Guarulhos e Brasília. A Gol, fundada em 2000 pela família Constantino, tem procurado crescer organicamente e por meio de parcerias de codeshare com empresas internacionais, como Air France e KLM. Em 2010, a empresa adquiriu a Global Táxi Aéreo, que atua no segmento de fretamento de aeronaves executivas.

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