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31 de julho de 2011

Aviação Brasileira cresce que é uma belezura!

A aviação doméstica brasileira cresceu 19% nos seis primeiros meses do ano, em comparação com o mesmo período de 2010, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (28) pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata).



O crescimento foi o maior registrado pela entidade, superando China (7,8%), Índia (7,7%), Estados Unidos (2,5%), Japão (-21,7%) e Austrália (4,4%). No mundo, o mercado de aviação doméstica cresceu 4,0% no mesmo período.

De acordo com a Iata, o crescimento do mercado brasileiro foi impulsionado pelo "forte crescimento da renda das famílias no último ano". Ainda na comparação entre os primeiros semestres de 2011 e 2010, o tráfego global de passageiros - que inclui aviação doméstica e internacional - cresceu 6,5%.

No mês passado, o tráfego global de passageiros subiu 4,4%, na comparação com o mesmo mês do ano passado, enquanto a demanda por frete caiu 3%.



No mês passado, o tráfego de passageiros na aviação doméstica no Brasil aumentou 15,1%, na comparação com junho de 2010. Os EUA tiveram crescimento de 1,3% do tráfego aéreo doméstico em junho, em bases anuais.



O tráfego de passageiros no mercado doméstico japonês continuou a sofrer os efeitos do terremoto que atingiu o país em março. A demanda recuou 24,6% em junho, em bases anuais. Em maio, a demanda tinha caído 27,8%.

A China teve aumento de 5% do tráfego de passageiros, ante o crescimento de 14,6% no mesmo período de 2010 e de 10,4% em maio. A desaceleração da demanda na China foi resultado das medidas de política monetária que restringiram o poder de consumo. Já a Índia observou uma alta de 14% do tráfego de passageiros.



Na base desse crescimento do mercado aéreo interno do País está a nova classe média e sobre isso, existem vários levantamentos que comprovam a participação cada vez maior desse extrato social como impulsionador da atividade econômica em um ciclo que tem tudo para se tornar sustentável. Agora, com mais dinheiro no bolso e mais possibilidades de consumo, a nova classe C está perdendo o medo de andar de avião e lota os aeroportos brasileiros. Uma experiência única para centenas de pessoas, que até bem pouco tempo, sequer se imaginavam entrando em uma aeronave para cruzar os céus brasileiros.

Mas, ao mesmo tempo em que os dados são extremamente positivos para o País, é bom ter em foco, que o mercado doméstico brasileiro pode crescer muito mais, se alguns gargalos forem superados e com certa urgência. E nem precisa citar a questão da infraestrutura dos aeroportos, já que esse quesito tem “prazo de validade”: a Copa do Mundo de 2014.

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