Speech de boas vindas!

Senhoras e Senhores,

Bem vindos ao blog "aqui em cima".

Obeservem o número da poltrona no cartão de embarque.

Junto as saídas de emergência, não é permitida a acomodação de crianças ou colocação de bagagens.

Acomodem a bagagem de mão no compartimento acima ou embaixo da poltrona à sua frente.

Lembramos que os pertences de mão trazidos a bordo são de responsabilidade dos clientes.

Obrigado.

17 de julho de 2011

Série destinos: Goiânia

Goiânia é um município brasileiro e capital do estado de Goiás. É a segunda cidade mais populosa do Centro-Oeste do Brasil, sendo superada apenas por Brasília. É a sexta maior cidade do Brasil em tamanho, com 256,8 quilômetros quadrados de área urbana. Localiza-se no Planalto Central.

A cidade possui 1.302.001 habitantes, de acordo com o censo 2010 do IBGE, sendo o décimo segundo município mais populoso do Brasil. Goiânia tem a maior área verde por habitante do Brasil, perdendo apenas para Edmonton no mundo.



Assim como algumas outras cidades brasileiras, Goiânia desenvolveu-se a partir de um plano urbanístico, tendo sido construída com o propósito de desempenhar a função de centro político e administrativo do estado de Goiás. Foi fundada em 24 de outubro de 1933, absorvendo, em 1937, da cidade de Goiás, a função de capital do estado.

Desde a época colonial, entre viajantes estrangeiros e parte da elite política da região, eram comuns tanto a crítica às condições geográficas da cidade de Goiás quanto a ideia da transferência da capital da província para uma área mais conveniente à expansão e desenvolvimento urbanos.

Tal ideia permaneceu em latência até que, após a Revolução de 1930, Pedro Ludovico Teixeira foi indicado interventor federal no estado de Goiás. Por sua decisão, criou-se em 1932 uma comissão encarregada de escolher o local em que seria construída a nova capital. Em 24 de Outubro de 1933, lançou-se a pedra fundamental da construção, num gesto simbólico que marcou a fundação da nova cidade. Porém, a transferência da capital do estado para Goiânia somente foi oficializada em 1937 e a inauguração oficial da cidade somente aconteceu em 1942.

Boa parte das primeiras edificações de grande porte do centro de Goiânia foram construídas no estilo art déco, entre as décadas de 1940 e 1950, e constituem um acervo significativo do ponto de vista da história da arquitetura brasileira. Por esta razão, em 2003, partes do núcleo central de Goiânia - bem como do bairro de Campinas - foram incorporadas oficialmente ao patrimônio histórico e artístico nacional brasileiro.



Situado em uma região de topografia quase plana, o território surge como um degrau de acesso às terras mais elevadas do Brasil Central. O clima predominante em Goiânia é tropical úmido. Goiânia é conhecida por ter o maior índice de área verde por habitante do Brasil e o segundo no mundo, sendo superada apenas por Edmonton, no Canadá, que tem 100 m² de área verde por habitante. Atualmente, Goiânia tem 95 m² de área verde por habitante.



Mantendo uma taxa de arborização de cerca de 30% do seu território, Goiânia dispõe de um bom número de parques municipais, entre eles o Parque Flamboyant, o Vaca Brava, o Jardim Zoológico-Lago das Rosas, o Areião, Bosque Botafogo, Jardim Botânico e o Bosque dos Buritis. A vegetação natural predominante em Goiânia é de cerrado e consiste de árvores esparsas, de tronco retorcido, bem como de plantas rasteiras.

Pelo fato de ser a capital do Estado, de fazer parte do eixo econômico Goiânia-Anápolis-Brasília e de estar localizada no centro de uma das maiores área agropastoris do mundo, Goiânia tornou-se sede de uma economia bastante dinâmica. Os setores econômicos em que mais se destaca são o comércio varejista, as indústrias de alimentos e de roupas e os serviços. É uma das cidades com menor índice de pobreza do país, não ultrapassa 9%. Possui um dos menores índices de desemprego do país, cerca de 8%.



Apontada entre as sete cidades brasileiras com melhor qualidade de vida, sendo a capital com maior índice de qualidade de vida, Goiânia se orgulha de encantar seus moradores e visitantes. Projetada para 50 mil pessoas, a cidade hoje tem cerca de 1,3 milhão de habitantes, segundo dados do Censo 10 do IBGE, e se destaca também por seu desenvolvimento comercial. Possui oito shoppings centers, mais um está em construção, e 19 centros comerciais de menor tamanho, além de inúmeras concessionárias de veículos nacionais e importados e uma completa rede hoteleira e de clubes. Embora seja capital de um Estado com predominância econômica agropecuária, Goiânia também se destaca por possuir uma respeitável indústria de confecções.



São os seguintes Pontos Turísticos na capital Goiana:

Bosque dos Buritis
O parque mais central de Goiânia. Permite um passeio por entre as alamedas cercadas de árvores e centenas de pequenos animais.

Horto Florestal
Abriga o Lago das Rosas e o Jardim Zoológico de Goiânia, uma grande área verde que serve de lazer para famílias nos finais de semana.

Monumento à Paz
É uma ampulheta de 5m de altura com quinhentas toneladas, que abriga terras de vários países.

Monumento às Três Raças
É o símbolo da cidade. Ao projetá-la, a artista plástica Neusa Moraes simbolizou a miscigenação das três raças: branco, negro e índio.

Museu da Praça Universitária
Museu a céu aberto, iniciativa da prefeitura. Disponibiliza obras de arte de escultores goianos para visitação pública.

Museu de Arte Contemporânea
Exibe e estimula a arte contemporânea. Inaugurado em 1988, são 500 obras expostas, além de promover mostras temporárias e eventos locais.

Museu de Arte de Goiânia
Criado em 1969, tem mais de 600 obras de diversas categorias de artistas de expressão nacional e internacional.

Museu Goiano
Instalado num dos prédios que compõem o conjunto arquitetônico da Praça Cívica. Tem como principal missão preservar a memória de Goiás.

Painéis da Via Sacra
A maior galeria de arte a céu aberto do mundo, são 14 painéis de 10m por 4m de altura, retratando os principais momentos da paixão de Cristo, com total de 16 km de extensão.

Parque Areião
Composto por áreas de reflorestamento, lagos, prática de esportes, etc.

Parque Mutirama
Parque de diversões popular, numa grande área verde, em cujo interior encontra-se o planetário.

Parque Vaca Brava
Localizado no coração da cidade, tem um lago cercado por área verde, onde centenas de aves convivem tranquilamente.

Parque Flamboyant
Situado no Jardim Goiás, próximo ao estádio Serra Dourada, o Parque Flamboyant Lourival Louza foi construído numa área de mais de 125 mil metros quadrados e possui dois lagos, pista para caminhada, pista para ciclismo e parque infantil, entre outras atrações.

Feira Cora Coralina
Acontece aos sábados na tradicional Rua do Lazer. Tem o nome de uma das mais ilustres poetisas e doceiras do Estado. Mais específica para os apreciadores deste tipo de guloseima. No local são comercializados variados tipos de doces e salgados.

Feira da Lua
Realizada nas noites de sábado na famosa Praça Tamandaré, o local apresenta os mais variados tipos de comida e produtos naturais. Conta com 930 expositores do setor de alimentos, artesanatos, produtos místicos e de recreação infantil.

Feira do Doce, do Mel e da Natureza
Ocorre sempre nas tardes de domingo na Praça do Sol. A exemplo das outras tradicionais feiras da cidade, está repleta de comidas e bebidas naturais, além de produtos artesanais. Ao total, 252 expositores trabalham na sua realização.

Feira Hippie de Goiânia
Instalada em um ponto histórico da cidade, a antiga estação ferroviária, com vista para a Maria Fumaça. Pode-se comprar objetos artesanais, calçados, comidas típicas e produtos importados espalhados pelas 5.954 barraquinhas. É a maior feira ao ar livre da América Latina.

Praça Universitária
Ao circular toda a praça, o visitante encontra as principais universidades do Estado de Goiás e dessa capital: Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e Universidade Federal de Goiás (UFG).

Bairro de Campinas
A formação da “ Campininha das Flores”, assim chamada pelos populares, teve início em 1810, muito antes da construção de Goiânia. Porém, na década de 30, o início da construção da nova capital de Goiás na região de Campinas fez com que a pacata cidade fosse aos poucos se transformando em um movimentado e tradicional bairro de Goiânia, o Setor Campinas.



Isso tudo, além de uma série de importantes museus, como o Museu de Ornitologia de Goiânia, o Museu de Arte Comtemporânea de Goiânia e o Museu Goiano de Pré=história e Antropologia.

Apesar de Goiânia ser conhecida no restante do país como a cidade das duplas sertanejas, não é a música sertaneja que está influenciando a maioria da população jovem e adulta da cidade. Existe uma heterogeneidade de estilos musicais e a música sertaneja não é a mais significativa como na década de 90. A música popular brasileira - MPB ganhou espaço, assim como o blues-rock, a bossa nova, o pop e principalmente o rock. Goiânia é hoje a cidade do rock; é uma cidade bastante eclética, realizando, além do Goiânia Noise, grandes eventos para o público sertanejo (Exposição Agropecúaria e Goiânia Rodeio Festival), shows de Axé Music (Micarê Goiânia, antigo Carna Goiânia), eventos esses que são tradição no mês de Setembro na capital goiana, e as raves e shows de forró são frequentes na capital.



Outro grande charme e fato de relevância nacional é a cozinha goiana! A cozinha típica goiana é de origem indígena, com a mescla das influências da culinária mineira e paulista. Na época da mineração, o abastecimento alimentar consistia num dos grandes problemas em Goiás. O colonizador buscou alternativas no consumo de alimentos cuja produção adaptava-se ao cerrado, conforme afirma Bariani Ortencio em seu livro Cozinha goiana: histórico e receituário. “As receitas, os ingredientes para comporem as iguarias culinárias, eram executadas conforme os produtos alimentícios existentes na região e também com as substituições desses produtos. Não havia a batatinha inglesa, mas havia a mandioca e o inhame nativos, a serralha entrava no lugar do almeirão, a taioba substituindo a couve”.



Essa mistura proporcionou um tempero único. Exemplos disso é o arroz com piqui (fruto típico do cerrado, misturado com o secular arroz), a galinhada e a pamonhada que, em Goiás, não são apenas iguarias. Esses pratos se transformaram em símbolos de integração social. A pamonhada, em especial, empurrou os homens para a cozinha, delegou tarefas neste ato memorial, incumbindo compadres e amigos de cortar, selecionar e ralar o milho e ainda lenhar.



O empadão goiano está para Goiás como o pão de queijo está para Minas. O peixe assado na telha, carne de sol com legumes, pernil assado com farofa na manteiga, leitão pururuca, guariroba (espécie de palmito amargo), são pratos bastante populares. Sobremesas: pamonha, curau, doces de cascas de frutas, frutas cristalizadas, biscoito de queijo e muito mais. Existem também os restaurantes típicos e os tradicionais, para os que aprovam a apetitosa culinária goianense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário