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4 de agosto de 2011

Pratt & Whitney toma a liderança na nova geração de motores

Com os novos PurePower, a Pratt & Whitney assume a liderança na nova geração de motores aeronáuticos, prometendo uma economia acima de dois dígitos percentuais de combustível, em relação ao motores atuais; além da redução de 20 decibéis nos ruídos e menores custos de manutenção.

Mas as inovações dessa nova geração não param por aí, não! Para atingir as ambiciosas metas do projeto, os engenheiros estão trabalhando numa série de evoluções tecnológicas, como os rolamentos cônicos resistentes ao desgaste de revestimentos da Timken Co.



Utilizando-se dessa tecnologia, Pratt & Whitney e Timken, fizeram um novo suporte para o fan (as pás da parte dianteira do motor), composto pelos rolamêntos cônicos. Isso ajudou a reduzir o comprimento do motor, e é uma das inovações que ajudam o motor a ser compacto, leve e muito poderoso.

O primeiro dessa geração, o PW1000G PurePower, melhora a queima de combustível em 16% em comparação aos melhores motores hoje disponíveis no mercado. Além disso, este motor evita a emissão de 3000 toneladas de carbono na atmosfera por avião por ano. O PW1000G PurePower também diminui em 75% o lastro de barulho da aeronave, o que significa uma queda de 20 decibéis abaixo do padrão mais rigoroso existente hoje. Sua câmara de combustão TALON X também ajuda a reduzir a emissão de nitróxido de oxigênio em 50% abaixo do padrão CAEP/6.



"A razão porque o PurePower é diferente e pioneiro, é devido à não existência de rolamentos cônicos na posição do eixo principal", diz Elizabeth Cooke gerente de engenharia da Timken Co. "Em um motor de avião, ao longo do eixo principal, existem vários rolamentos cilíndricos no desenho, que normalmente são formados por rolamentos de esferas e cilíndricos. Se você pegar os rolamentos cilíndricos e substití-los por rolamentos cônicos, você realmente terá uma melhor solução de energia, devido à forma como o rolamento cônico leva as cargas e as gerencia com as tensões dentro do sistema", continua Cooke. "Assim, o eixo pode ser mais curto, ou o projeto pode alcançarmaior capacidade e usar velas equivalente a um par cilíndrico".

Outra de suas grandes inovações é o jogo de mudança da arquitetura do Geared Turbofan (GTF), que é habilitado pelo sistema de engrenagens FAN DRIVE (FDGS), incorporados à essa nova geração de motores. Ao estabelecer essa capacidade, a Pratt & Whitney , têm alcançado seu objetivo de reduzir o ruído e os custos de manutanção e melhorar o fuelINS,que através do acionamento direto, melhora a eficiência de cada módulo do motor.



"O peso do motor também influencia no seu consumo, e faz parte de um complicado sistêma de mecânica", diz James Callan, gerente geral da Timken. "A mudança de peso para o motor permite que o consumo de combustível seja otimizado e faz com que o motor queime menos combustível, além de gerar mais potência e reduzir as emissões de carbono."

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