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30 de agosto de 2011

Boeing finalmente cede à pressão e lança seu 737 reformulado

A Boeing Co. informou que tem 496 encomendas de cinco companhias aéreas para a versão reformulada da família de jatos 737, a família 737-MAX, sucessora da sua campeã de vendas, com novos motores para aumentar a eficiência de combustível.

O conselho da Boeing aprovou nesta semana a decisão de engavetar os planos para uma aeronave totalmente nova. O 737 está concorrendo com uma versão do jato europeu Airbus A320 com novo motor para fornecer a espinha dorsal da frota global de aeronaves.

A Boeing, sediada em Chicago, informou na terça-feira que a primeira entrega do novo 737 está programada para 2017. A Airbus, divisão da European Aeronautic Defence & Space Co., tem mais de 1.000 pedidos para sua linha A320neo, que deve estar no mercado em 2015. A designação "neo" significa "new engine option", ou nova opção de motor.



Alguns clientes importantes estão à espera de mais detalhes sobre o novo 737, especialmente quanto ao projeto dos motores, considerado crucial para garantir os prometidos ganhos de eficiência. Também permanecem descrentes das datas de entrega apresentadas pela Boeing e a Airbus, já que os projetos para novos aviões geralmente sofrem atrasos.

A Boeing continuará a utilizar um único fornecedor para seus motores: a CFM International, uma joint venture entre a americana General Electric Co. e a francesa Safran S.A.

A CFM ainda precisa fabricar esse motor, embora já tenha testado uma variante maior para o A320neo. A CFM e a divisão Pratt & Whitney da United Technologies Corp. fornecem os motores para a aeronave da Airbus.

A Airbus revelou seu A320 renovado no início do ano, e a Boeing só mudou de curso quando os clientes ficaram frustrados com a demora da empresa para decidir se iria acrescentar novos motores ou projetar um avião totalmente novo.

Em julho a divisão American Airlines da AMR Corp. tornou-se o primeiro cliente do 737 reformulado, comprometendo-se a comprar até 140 aviões, com o primeiro deles entregue em 2018.

A Southwest Airlines Co., que usa os 737 há muito tempo, informou que pode ser o primeiro cliente a colocar o avião em serviço, mas não assumiu esse compromisso em público.

Uma porta-voz da aérea sediada em Dallas, Texas, disse que está em negociações com a Boeing. Na semana passada a Delta Air Lines Inc. encomendou 100 unidades do modelo 737 já existente.

A Boeing não identificou os outros quatro clientes à espera, mas uma pessoa a par da situação disse que todos são novos clientes.

A Airbus e a Boeing estão aumentando a produção de seus modelos já existentes de 737 e A320 para níveis recorde, citando a crescente demanda das linhas aéreas nos mercados da Ásia e Oceania, bem como substituições de aeronaves em linhas aéreas americanas.

Na terça-feira a Boeing também nomeou Bob Feldmann vice-presidente e gerente geral da nova família de motores e Michael Teal vice-presidente, engenheiro-chefe do projeto e vice-gerente do programa. Feldmann recentemente chefiou a divisão de vigilância e comando da Boeing Military Aircraft. Teal foi vice-presidente e engenheiro-chefe do projeto para o programa 747-8 da empresa.

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