Speech de boas vindas!

Senhoras e Senhores,

Bem vindos ao blog "aqui em cima".

Obeservem o número da poltrona no cartão de embarque.

Junto as saídas de emergência, não é permitida a acomodação de crianças ou colocação de bagagens.

Acomodem a bagagem de mão no compartimento acima ou embaixo da poltrona à sua frente.

Lembramos que os pertences de mão trazidos a bordo são de responsabilidade dos clientes.

Obrigado.

2 de agosto de 2011

Como transportar seu animal de estimação no avião, sem sofrimento

Hoje no voo, presenciei uma cena trágica e triste: uma senhora trouxe seu cachorro de São Paulo para Porto Velho no avião (quase 4 horas de voo), até nada de muito diferente, o que acontece, é que a dona do cão quis levá-lo como 'bagagem de mão', e assim ficar com seu cachorrinho por perto; o problema é que a casinha do cachorro era pequena demais e ficava apertando o pobre coitado, que com dor, latiu, chorou e gemeu o voo todo!

Mas, enfim, vamos ao que interessa! Se você realmente deseja levar seu cachorro ou gato com você em suas viagens, prepare-se para uma série de procedimentos que você e seu animal devem passar...

Em primeiro lugar, você precisa entrar em contato com sua companhia aérea para saber se ela realiza esse tipo de transporte, ou não.

De acordo com a legislação brasileira, (PORTARIA No 676/GC-5, DE 13 DE NOVEMBRO DE 2000 - artigos 45, 46 e 47) "os animais vivos poderão ser transportados em aeronaves não cargueiras, em compartimento destinado a carga e bagagem.

O transporte de animais domésticos (cães e gatos) na cabina de passageiros poderá ser admitido, desde que transportado com segurança, em embalagem apropriada e não acarretem desconforto aos demais passageiros.

Será permitido, na cabina de passageiro, em adição à franquia de bagagem e livre de pagamento, o transporte de cão treinado para conduzir deficiente visual ou auditivo, que dependa inteiramente dele.

Por ocasião do embarque, o passageiro deverá apresentar atestado de sanidade do animal, fornecido pela Secretaria de Agricultura Estadual, Posto do Departamento de Defesa Animal ou por médico veterinário."

Ou seja, antes de viajar, seu cãozinho ou gatinho deve passar pelo veterinário para fazer um check-up e confirmar a total saúde dele. Além disso, você deve apresentar o Certificado de Vacinação anti-rábica para animais com mais de 3 meses de idade, onde conste o nome do laboratório produtor, o tipo da vacina e o número da partida/ampola utilizado. Essa vacina precisa ser aplicada de 30 dias a um ano antes do embarque (filhotes menores de três meses e, portanto, sem a primeira vacina, só serão embarcados com autorização expressa do veterinário). A validade do atestado é de 10 dias a partir da data da emissão.

Feito isso, informe a companhia aérea que você irá levar seu bicho de estimação no voo, pois existem limites máximos de animais por aeronave (consulte o limite de animais na companhia áerea).

Para que você seja autorizado a levar o cachorro na cabine de passageiros, o peso total do animal (animal + kennel) não pode ultrapassar 10Kg, e o kennel não pode ultrapassar as medidas de: 36cm de comprimento, 33cm de largura e 25cm de altura(isso na TAM, na Avianca as medidas são outras).

Depois, você pode ou não medicar o animal para que ele não incomode os outros passageiros; mas lembre-se, em momento algum o kennel pode ser aberto durante sua estada na aeronave!!!! Essa é uma determinação da ANVISA e deve ser cumprida para assegurar o conforto de todos a bordo.

Obedecendo a todas essas regras, você e seu animal de estimação farão uma ótima viagem!!!!

P.S.: Para informações das regreas de cada companhia, clique aqui (para a TAM), aqui (para a Avianca), aqui (para a Azul), aqui (para a Webjet) e aqui (para a Passaredo). Não consegui obter informaçõs quanto ao transporte de animais na GOL, nem na TRIP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário