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24 de março de 2012

Rolls-Royce Trent1000 bate recorde de confiabilidade

A Rolls-Royce acaba de atingir mais um marco no mercado de Aviação Civil. Os motores Trent 1000, que impulsionam aeronaves Boeing 787 Dreamliner, completaram 4.000 horas de voo, alcançando um recorde de 99,9% de entrega de confiabilidade. Isso significa que menos de um em cada 1.000 voos operados pela All Nippon Airways (ANA), detentora desses aviões, apresentou atrasos na decolagem por um problema no motor. Um registro excepcional considerando-se que essa é a maior companhia aérea do Japão.

“Esses são os melhores números de confiabilidade já alcançados pela Rolls-Royce na história dos motores Trent em operação no setor aéreo”, afirmou o diretor de Engenharia & Tecnologia da divisão de Aviação Civil, Peter Price. “Essa conquista demonstra a maturidade que procuramos imprimir no desempenho operacional dos motores Trent 1000 desde o começo do programa e que foi comprovada por um longo processo de testes e certificações que completamos no ano passado”, explicou o executivo.

O Trent 1000 impulsionou o primeiro voo do Boeing 787 Dreamliner em dezembro de 2009 e entrou em operação com a All Nippon Airways no dia 26 de outubro de 2011. Desde então, as aeronaves apresentaram excelente desempenho, como afirma o vice-presidente executivo sênior da divisão de Operações de Voo da companhia aérea, Mitsuo Morimoto. “Os técnicos da ANA e da Rolls-Royce trabalharam juntos de forma harmoniosa nos últimos meses. O comprometimento que a companhia britânica demonstrou no desenvolvimento e manutenção dos motores Trent 1000 nos dá bastante confiança no sucesso de longo prazo da frota 787 Dreamliner”, completou o executivo.

Os motores Trent 1000, que foram colocados em operação pela primeira vez em 2006, receberam certificação concedida pela Autoridade Federal de Aviação (FAA) em agosto de 2007. A Rolls-Royce também ganhou aprovação para Operações de Alcance Prolongado com Aviões Bimotores (ETOPS), em maio de 2011. O Trent 1000 assegurou uma aprovação da ETOPS de 330 minutos (isto significa que o Boeing 787 vai sair com certificação para voar até 5,5 horas monomotor!), que permite mais rotas diretas, tempos de voo mais curtos e reduz o consumo de combustível e a emissão de gases poluentes ( .

O motor, considerado o mais eficiente e moderno do mercado para a linha 787 Dreamliner, foi escolhido em oito das últimas nove encomendas de motores da série e conta atualmente com um total de 24 clientes.

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