Speech de boas vindas!

Senhoras e Senhores,

Bem vindos ao blog "aqui em cima".

Obeservem o número da poltrona no cartão de embarque.

Junto as saídas de emergência, não é permitida a acomodação de crianças ou colocação de bagagens.

Acomodem a bagagem de mão no compartimento acima ou embaixo da poltrona à sua frente.

Lembramos que os pertences de mão trazidos a bordo são de responsabilidade dos clientes.

Obrigado.

24 de março de 2012

“Conversando é que a gente voa junto.”


Às vésperas da provável união entre TAM e LAN, a companhia aérea brasileira vai lançar uma campanha de marketing para fortalecer a própria marca – e não cogita uma comunicação conjunta com a empresa chilena. “Se a Latam trouxer outras perspectivas de marca, isso nem está escrito ainda [não há projeto], faz parte de um futuro que a gente sequer conhece”, diz Manoela Amaro, diretora de marketing da empresa, no lançamento das peças publicitárias para a imprensa.

A campanha, que estréia domingo na TV aberta, vai usar o tema “diálogos”. A ideia é mostrar que a comunicação da empresa com os clientes deve ser uma via de mão dupla. “Após as redes sociais ganharem força, é fundamental saber ouvir os clientes, não apenas falar com eles”, diz Cláudia Sender, nova vice-presidente comercial e de marketing, que está na empresa há três meses.

“A fusão [com a LAN] é algo que está muito próximo, mas, enquanto não chega, a vida continua. A campanha firma e fortalece nossa marca”, diz Manoela. A conclusão do negócio ainda aguarda autorizações de órgãos reguladores de mercado no Brasil, Chile e EUA, esperadas para os próximos meses.

Apesar do tema “diálogos”, a comunicação com os clientes não sofrerá grandes mudanças em relação a como funciona hoje. Não há uma meta de crescimento da equipe que responde a críticas em redes sociais, nem de redução do tempo de resposta – atualmente a espera máxima é de duas horas. Nos aeroportos, também não será alterada a forma como as informações são passadas aos passageiros, durante atrasos ou cancelamentos de voo.

Com a nova campanha, feita pela agência Young & Rubicam, sai de cena a cantora Ivete Sangalo, estrela dos anúncios anteriores. “A Ivete foi muito importante para inaugurar a TAM no mundo do varejo”, diz Manoela. A TAM captou, segundo a empresa, cerca de 3 milhões de novos passageiros em 2011, a maioria vinda da nova classe média emergente. “Agora, é hora de ter diálogo com essas pessoas.”

A apresentação da nova campanha da aconteceu no dui restaurante, da chef Bel Coelho – que assina o cardápio de bordo da TAM – e contou com a presença de Cláudia Sender, vice-presidente Comercial e de Marketing; Manoela Amaro, diretora de Marketing; Klus Künhast, diretor de Vendas; Marcelo Mendonça, diretor Corporativo, e de representantes das equipes de Marketing e Imprensa.

“Criamos uma plataforma de comunicação para promover uma maior interação com clientes e funcionários, entre outros públicos. Trata-se de um conceito abrangente que vai envolver todos os pontos de contato, em linha com as características e necessidades do novo perfil de consumidor, muito mais consciente de seus direitos e objetivos”, explicou Cláudia Sender.

“Queremos estar em sintonia com o cliente e como a vocação da empresa sempre foi o diálogo chegamos a esse tema. Incentivando o diálogo vamos reforçar a nossa essência, personalidade e valores”, disse. A executiva lembrou que o famoso canal de comunicação criado pelo comandante Rolim Amaro – fundador da TAM -, o “Fale com o Presidente” completou 20 anos recentemente.

Para que o resultado atinja o objetivo, uma campanha interna de endomarketing foi realizada entre os 30 mil funcionários da empresa. “Convidamos os funcionários a nos contarem alguma história.”

Os anúncios, que trarão depoimentos de funcionários e passageiro, devem se desenrolar ao longo do ano e ser veiculados em veículos impressos, TV, rádio e sites da internet. “Estamos querendo pintar a internet de vermelho”, disse Cláudia Sender, que também explicou que mídias alternativas estão previstas e que a comunicação com o trade será específica.

“Essa campanha muito mais que uma plataforma de comunicação, trata-se de um movimento, de uma predisposição a ouvir e buscar a melhor solução para o passageiro. É também uma forma de lidar com a imperfeição, já que somos uma companhia que cresceu mais de três vezes nos últimos sete anos. Transportamos 140 mil pessoas por dia. Sabemos que esse movimento de dialogar vai trazer essa responsabilidade para a cabeça dos funcionários e dos clientes também, porque queremos que os clientes estejam juntos com a gente”, disse Manoela Amaro.

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