Speech de boas vindas!

Senhoras e Senhores,

Bem vindos ao blog "aqui em cima".

Obeservem o número da poltrona no cartão de embarque.

Junto as saídas de emergência, não é permitida a acomodação de crianças ou colocação de bagagens.

Acomodem a bagagem de mão no compartimento acima ou embaixo da poltrona à sua frente.

Lembramos que os pertences de mão trazidos a bordo são de responsabilidade dos clientes.

Obrigado.

18 de maio de 2011

Viracopos, a nova saída de drogas do Brasil

A Polícia Federal do Brasil incluiu o aeroporto na rota do tráfico internacional de drogas, devido ao aumento substancial de apreensões registadas desde que a TAP começou a operar no local. Até Junho passado, quando a companhia portuguesa passou a realizar três voos semanais para o Aeroporto de Viracopos, em Campinas, a 100 quilómetros de São Paulo, não havia sido feita nenhuma apreensão; depois dessa data foram registados nove casos. Viracopos estava há quase duas décadas sem contar com voos internacionais.

Segundo a Polícia Federal, a retomada de voos regulares para o estrangeiro é a principal causa que justifica o disparo do tráfico. Depois da TAP, a uruguaia Pluna (em Dezembro), e a American Airlines passaram a usar este aeroporto nas suas rotas.

Entre os passageiros detidos desde Junho, conta-se um português, apanhado com 1,6 quilos de cocaína na bagagem de mão. Além do português, também há tchecos, romenos e brasileiros. Jessé de Almeida, da assessoria de comunicação da Polícia Federal de Campinas, acredita que a droga, proveniente da Bolívia e da Colômbia, tem Lisboa - e a partir daí toda a Europa - como destino final.

O fato de a estrutura deste aeroporto, assim como das forças de segurança presentes na infra-estrutura, não terem acompanhado o número crescente de passageiros é uma das causas apontadas para o problema.

Em comparação com 2009, o total de passageiros em Viracopos triplicou em 2010 para mais de 5 milhões de passageiros, mas a Polícia Federal presente no aeroporto não acompanhou o crescimento. Segundo um polícial de Viracopos que pediu o anonimato, o único equipamento à disposição para detectar drogas é o raio-X. Já Jessé de Almeida aponta que o aeroporto não tem seguranças a mais, "mas também não está um caos". Sobre a falta de outros equipamentos, diz, o treino dado às forças de segurança compensa essa falha. Tem sido assim, a olho e com um labrador treinado para o efeito, que a maioria das apreensões de droga vão sendo feitas naquele aeroporto.

Das nove ocorrências já registadas este ano pela Polícia Federal em Viracopos, oito eram estrangeiros com um total de 51,16 quilos de cocaína apreendidos. O outro era um brasileiro com 500 microcomprimidos de LSD. A maior apreensão foi registada em Abril, quando um estudante de Cabo Verde carregava consigo 24 quilos de cocaína em 112 sutiãs.

Além do tráfico de droga, o aumento do fluxo de passageiros neste aeroporto também fez crescer o total de roubos registados, especialmente o furto de notebooks. Foram 600 em 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário