Em janeiro, a Delta disse que planejava a compra de 100 a 200 aeronaves de fuselagem estreita, além de avaliar opções para outras 200, com entregas programadas para começar em 2013. No entanto, os planos mudaram e a Delta irá substituir parte de seus aviões mais antigos e deve fazer um pedido de 100 aeronaves 737-900 da Boeing, de acordo com informações divulgadas pelo jornal The Wall Street Journal. Segundo a publicação, a Delta deve pagar cerca de US$ 8,6 bilhões pelas aeronaves. A empresa de transportes teria entrado em contato com a Boeing e a Airbus para substituir suas aeronaves. Após a apresentação das duas fabricantes, a empresa optou pela compra dos Boeings 737-900.
A Delta estaria tentando reduzir seus custos, comprando aviões mais novos e eficientes, que exigem menos manutenção. A empresa de transportes é um cliente antigo da Boeing e possui uma extensa frota composta por 737, 757, 767 e 777. A frota da Delta é composto por 722 aeronaves. O Boeing 737-900 pode transportar até 180 passageiros em duas classes e a fabricante pretende equipar essas aeronaves com motores de última geração nos próximos anos para reduzir o consumo de combustível.
Vencer o pedido da Delta daria impulso significativo a Boeing após perder sua relação exclusiva com a American Airlines em 20 de julho, quando a companhia aérea dividiu um pedido de 460 aviões entre a fabricante americana e a Airbus. A Delta operava apenas com aviões da Boeing até incorporar centenas de aparelhos Airbus com a compra da Northwest Airlines, em 2008.
A especulação na indústria de que a Airbus seria favorecida na escolha da Delta tem sido alimentada pelo histórico do atual presidente da empresa, Richard Anderson. Ele presidia a Northwest quando a companhia adquiriu mais aviões da fabricante europeia.
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