O Metrô de São Paulo planeja criar um acesso dentro do saguão do aeroporto de Congonhas, na zona sul, para ligá-lo a uma futura estação de monotrilho que será erguida no entorno.
O acesso, que poderia ser subterrâneo ou elevado, conectaria o aeroporto à estação Congonhas da Linha 17-Ouro, que deve ser entregue parcialmente até 2014. O plano foi informado anteontem durante reunião entre a Infraero e o Conpresp (conselho de patrimônio histórico).
A localização exata da estação ainda não está definida. Inicialmente, ela ficaria na avenida Washington Luís, em frente ao aeroporto, mas o conselho vetou. O motivo é que o Conpresp está discutindo o tombamento de algumas construções do aeroporto, o que obrigaria a Infraero a submeter ao órgão qualquer intervenção no local.
O acesso à nova estação do metrô foi um dos argumentos usados pela Infraero para tentar evitar o tombamento do saguão do aeroporto. Segundo a estatal, tornar o local patrimônio histórico impediria os planos de ampliação.
Congonhas abriga painéis de artistas consagrados e elementos arquitetônicos que estão em processo de tombamento desde 2004. Na reunião, a Infraero também apontou outras duas áreas que devem receber obras e que estão dentro ou perto daquelas que o Conpresp estuda tombar.
A Linha 17 - Ouro teve o contrato de implantação assinado no mês passado pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB). A previsão é de que ela tenha 18 quilômetros de extensão e 18 estações. Com custo previsto de R$ 3,1 bilhões, deve atender cerca de 250 mil pessoas por dia. A intenção do governo é que ela comece a operar a partir de 2015.
Além das obras do metrô, uma equipe multidisciplinar formada por engenheiros e arquitetos começa no próximo mês a planejar uma ampla reforma no Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo. Ao contrário da última grande intervenção, que entre 2004 e 2007 remodelou por completo o terminal de passageiros e ampliou as vagas de estacionamento para veículos, dessa vez o foco será o patrimônio arquitetônico de Congonhas.
As obras devem se concentrar no restauro do saguão principal, cartão de visitas do aeroporto inaugurado na década de 1930. “Nossa ideia é promover uma harmonização entre cafés, restaurantes e as demais áreas de serviço do aeroporto com sua arquitetura original”, disse João Márcio Jordão, diretor de Operações da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). “Temos o objetivo de resgatar o glamour de Congonhas e, ao mesmo tempo, oferecer mais conforto aos passageiros”.
O projeto inicial prevê o restauro da cúpula, do piso de cerâmica xadrez e dos pilares revestidos de pastilhas espalhados pelo saguão principal. As obras devem contemplar ainda a expansão dos balcões de check-in. Os trabalhos ainda não têm data para começar, mas a Infraero já adianta que pretende concluí-la para a Copa do Mundo de 2014.
Speech de boas vindas!
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Obeservem o número da poltrona no cartão de embarque.
Junto as saídas de emergência, não é permitida a acomodação de crianças ou colocação de bagagens.
Acomodem a bagagem de mão no compartimento acima ou embaixo da poltrona à sua frente.
Lembramos que os pertences de mão trazidos a bordo são de responsabilidade dos clientes.
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