Speech de boas vindas!

Senhoras e Senhores,

Bem vindos ao blog "aqui em cima".

Obeservem o número da poltrona no cartão de embarque.

Junto as saídas de emergência, não é permitida a acomodação de crianças ou colocação de bagagens.

Acomodem a bagagem de mão no compartimento acima ou embaixo da poltrona à sua frente.

Lembramos que os pertences de mão trazidos a bordo são de responsabilidade dos clientes.

Obrigado.

14 de junho de 2011

OnAir System - Porque com ele pode??

O post de ontem, referente ao uso de celulares a bordo, é única e exclusivamente referente a aeronaves que não possuem o Sistema OnAir. Agora, eu bem imagino que você deve estar se perguntando: Porque que com esse sistema pode usar o celular sem risco à aeronave???



Vamos começar explicando primeiro o que é esse sistema, como funciona e porque ele é seguro. OnAir é uma empresa formada através de uma joint-venture entre SITA e Airbus, para que as aeronaves possam fornecer conexão wireless aos clientes das cias aéreas.



Esse sistema foi desenvolvido em 2007, e, desde então têm sido testado exaustivamente na Europa através da EASA(European Aviation Safety Agency - Agência Europeia de Segurança da Aviação, na tradução), e só foi certificado em março de 2010.

O OnAir funciona através de antenas dentro do avião, um processador de dados e uma antena de conexão com satélite. Basicamente, o OnAir consiste somente desses equipamentos, sendo que dentro do avião, o passageiro quase não percebe as alterações feitas para a utilização do aparelho, a não ser pelo sinal visual acima de sua poltrona, que agora sinaliza a autorização, ou a proibição do uso do celular dentro do avião.

O sistema habilita apenas usuários de tecnologia GSM e GPRS. Mas, para que seu celular funcione dentro de uma dessas aeronaves equipadas com o OnAir, você deve antes solicitar à sua operadora para liberar o roaming internacional na sua linha; além de verificar se sua operadora possui acordo de roaming com a OnAir.




Esse sistema possibilita que você utilize seu aparelho celular, smartphone, tablet 3G, e modem USB como se você estivesse em terra.

O que torna o sistema seguro é a forma como ele funciona. Quando um aparelho celular fica ligado a bordo, ele fica buscando o sinal de sua operadora de forma insistentemente, sem sucesso, pois não há como ele conseguir obter sinal acima dos 10000 pés, o faz com que seu aparelho gaste muita bateria e interfira no funcionamento de uma série de equipamentos da aeronave. No entanto, com o sistema OnAir, seu telefone celular obtém sinal através da antena interna do avião; o que faz com que ele não gaste mais bateria que o necessário em terra, além do que, como não há a busca de sinal, o celular não mais atrapalha a funcionalidade do avião.

No momento, apenas 25 companhias aéreas fornecem esse tipo de serviço, e no Brasil, a TAM é a pioneira na tecnologia. Por ter sido desenvolvido pela Airbus, até agora somente as aeronaves da Airbus foram equipadas com o sistema OnAir, no entanto, a Airbus já planeja a expansão do sistema para aeronaves desenhadas pelos seus concorrentes.

Lembrando que seu aparelho somente irá funcionar se ele estiver habilitado para roaming internacional, e que a tarifa será cobrada pela sua operadora de telefonia móvel, sendo que a empresa aérea não é responsável pela cobrança do serviço; em outras palavras, é uma espécie de cortesia da companhia aérea. No Brasil, apenas Vivo, Claro, Oi e Tim fornecem esse tipo de serviço ao seu usuário.



Para maiores informações e especificações tecnicas, acesse o site da OnAir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário