Speech de boas vindas!

Senhoras e Senhores,

Bem vindos ao blog "aqui em cima".

Obeservem o número da poltrona no cartão de embarque.

Junto as saídas de emergência, não é permitida a acomodação de crianças ou colocação de bagagens.

Acomodem a bagagem de mão no compartimento acima ou embaixo da poltrona à sua frente.

Lembramos que os pertences de mão trazidos a bordo são de responsabilidade dos clientes.

Obrigado.

9 de junho de 2011

Você conhece a SPICE?

Uma das coisas que mais atrai os olhares no avião é a famosa Galley!!! (ou a cozinha, como dizem alguns clientes... huauhahuuha). O lugar é cheio de trolleys(carrinhos), caixas, gavetas, fornos e um monte de aparatos, que, para quem é comissário, é algo normal.



Mas, a galley é bem pesada, pois todo esse material foi desenvolvido há pelo menos 40 anos, numa época em que os materiais não eram os mesmos que hoje temos a disposição. Num mundo eco-eficiente, como o de hoje em dia, temos de pensar em inovações para resolver esse "problema" de peso. A Airbus fez isso e nos apresenta SPICE.



Quem/o que é SPICE?? SPace Innovate Catering Equipment, é a solução que a Airbus apresenta para a galley ser mais leve, ergonômica e eficiente.

A galley SPICE é mais alta que a atual, mas ela possui um elevador para que a tripulação não precise carregar peso. Na SPICE, os trolleys são substituídos por caixas e folding trolleys(carrinhos dobráveis) de materiais eco-eficientes e muito mais leves. Cada caixa vazia pesa 6Kg, e, num Airbus A330, são necessárias apenas 8 caixas, ao invés do 40, ou 50 trolleys (dependendo da companhia aérea e do tipo de serviço de bordo), que embarcam atualmente. Essa simples substituição ocasiona uma economia de 550Kg de carga, ou, num A380, a economia chega a 1000Kg!!!!!



Além da economia de peso, a SPICE também proporciona uma economia de espaço muito boa, sendo que num A330, sem nenhuma modificação na cabine de pssageiros, cabem mais 3 assentos, ou num A380, cabem mais 10 assentos.




Segundo os economistas, a nova galley da Airbus oferece muitas outras vantagens , através da solução de vários problemas que hoje têm muitas limitações devido ao desenho atual das galleys, entre eles:

- A possibilidades da instalação de equipamentos para separação do lixo, possibilitando a reciclagem;



- Melhora no espaço e no ambiente de trabalho da tripulação. Nas galleys de hoje a tripulação têm de carregar vários tipos de caixa de metal, algumas com mais de 1,5m, e essas caixas serverm para guardar diversos equipamentos como bebidas, pratarias e afins, que podem ser pesadas. Trabalhar com esses equipamentos manualmente pode causar fadiga nos tripulantes. Na SPICE, existe a "Transfer Table", que server como uma espécie de elevador que se move tanto vertical, como horizontalmente, fazendo assim todo o trabalho de esforço para carregar o peso;



- Equipamentos Plug & Play: Tudo o que está instalado nas galleys de hoje, foi pensando para ser colocado lá permanentemente, só sendo retirado de lá para as devidas manutenções. Na SPICE, isso é diferente, tudo é padronizado com as mesmas medidas, peso e intérface, o que permite a economia de espaço, e a troca dos equipamentos muito mais facilmente. Essa flexibilidade dos equipamentos da galley permite que as empresas aéreas ofereçam menus específicos em determinadas rotas, alterando os equipamentos embarcados sem causar grandes modificações na galley.

(vídeo de demonstração do uso da SPICE)

Até o momento, a SPICE foi pensada para equipar aeronave wide-body, como o A330, A380 e o A350, sendo que este último deve ser o "lançador" desse modelo de galley. Para as aeronaves narow-bdoy, a Airbus está planejando realizar algumas alterações na SPICE para que ela se adapte à família A320.

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