Speech de boas vindas!

Senhoras e Senhores,

Bem vindos ao blog "aqui em cima".

Obeservem o número da poltrona no cartão de embarque.

Junto as saídas de emergência, não é permitida a acomodação de crianças ou colocação de bagagens.

Acomodem a bagagem de mão no compartimento acima ou embaixo da poltrona à sua frente.

Lembramos que os pertences de mão trazidos a bordo são de responsabilidade dos clientes.

Obrigado.

3 de abril de 2012

Setor aéreo tem melhor fevereiro da história

O setor aéreo teve, em 2012, o melhor mês de fevereiro desde o ano 2000, com aumento de 12,9% na demanda doméstica e de 15,06% na oferta de voos em relação a fevereiro de 2011, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Tam e Gol, as maiores companhias nacionais, perderam fatia de mercado para a Azul, que pela primeira vez registrou participação superior a 10%, e Avianca, que ficou com 4,68%.

As duas líderes, no entanto, ainda detêm, juntas, 73,58% do mercado.

A estratégia de redução de frota adotada por Gol e TAM para se recuperar dos prejuízos registrados no ano passado deve levar a Azul a aumentar ainda mais sua participação no mercado doméstico de passageiros em 2012. Ao contrário das concorrentes, a empresa de David Neeleman deve ampliar sua frota de 52 aeronaves para 66 no fim deste ano.

"Como a Azul é líder em taxa de ocupação e deve adicionar 14 aviões este ano, em um momento em que as principais concorrentes têm dito que vão enxugar ou ter taxa de crescimento próximo de zero, estamos otimistas", disse o diretor de Marketing da companhia, Gianfranco Beting.

A Gol, que anunciou na segunda-feira o desligamento de vários tripulantes, viu suas ações preferenciais perderem 1,66%, no rastro de notícias negativas: além da perda de mercado, o rebaixamento de sua classificação anunciado pela Fitch, uma das três maiores agências classificadoras de risco mundiais.

Embora especialistas alertem para o fato de que o aumento de market share não implique rentabilidade, a Azul espera registrar em 2012 o primeiro lucro de sua história, disse uma fonte próxima à empresa. Beting não confirma. Sustentando que, para a companhia, market share é consequência e não meta, ele diz que a empresa não comenta seus resultados e que os acionistas estão satisfeitos com os números.

O executivo reconhece que a companhia, que iniciou suas operações em dezembro de 2008 e transformou o aeroporto de Campinas no principal centro concentrador de suas rotas, também sofreu no ano passado com a disputa tarifária entre Gol e TAM. No entanto, mantém seu plano de frota para 2012, confiante em um mercado ainda aquecido, porém cautelosa com o cenário marcado pelos altos custos dos combustíveis.

No transporte aéreo internacional de passageiros, de acordo com os números da Anac, a demanda subiu 8,95% em fevereiro em relação a igual período de 2011, enquanto a oferta registrou crescimento de 1,16% no mesmo espaço de tempo. A taxa média de ocupação dos voos internacionais (operados por empresas brasileiras) teve o melhor aproveitamento para o mês de fevereiro dos últimos sete anos.

Em especial, a Tam encerrou fevereiro com a maior taxa de ocupação internacional de sua história para o mês. Nos voos para o exterior operados por empresas aéreas brasileiras, a companhia registrou load factor de 81,9% e seguiu líder no segmento, com participação de 87,5% no período. Os números foram divulgados hoje (3/4) pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e refletem a demanda aquecida por rotas internacionais no fim da alta temporada.

O índice recorde no mercado internacional é resultado de um aumento da demanda (RPK) acima do crescimento do número de assentos disponíveis por quilômetro voado (ASK). Na comparação com fevereiro do ano passado, a procura por voos da companhia ao exterior avançou 11,7%, enquanto a oferta foi incrementada em 5,3%. No mês, o yield (preço unitário pago por passageiro por quilômetro voado) internacional também avançou com relação a fevereiro do ano anterior.

No mercado doméstico, a Tam também manteve a liderança, com market share de 39,1% em fevereiro. No mês, a taxa de ocupação dos voos chegou a 64,6%. O índice é resultado da combinação dos aumentos de 11,7% da demanda e de 8,7% da oferta nos voos domésticos da companhia, na comparação anual.

O desempenho da Tam no mercado nacional reflete o aumento do volume de passageiros viajando a lazer, muito influenciado pela realização do Carnaval em fevereiro (em 2011, ele havia sido celebrado em março). Além disso, foi alto o número de passageiros que viajaram com bilhetes-prêmio no segundo mês deste ano. Como reflexo, o mix de clientes resultou em um yield doméstico ligeiramente inferior ao registrado em fevereiro do ano passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário