Speech de boas vindas!

Senhoras e Senhores,

Bem vindos ao blog "aqui em cima".

Obeservem o número da poltrona no cartão de embarque.

Junto as saídas de emergência, não é permitida a acomodação de crianças ou colocação de bagagens.

Acomodem a bagagem de mão no compartimento acima ou embaixo da poltrona à sua frente.

Lembramos que os pertences de mão trazidos a bordo são de responsabilidade dos clientes.

Obrigado.

18 de abril de 2012

Piloto confunde Vênus com aeronave

Um Boeing 747 da Air Canada sobrevoava o oceano Atlântico, no meio do caminho entre Toronto e Zurique, aproximadamente, com 95 passageiros a bordo, quando o co-piloto precipitou o avião numa queda de 400 metros, numa manobra que julgou ser adequada para se desviar do que lhe parecia um perigo iminente.

O co-piloto tinha acabado de acordar de um repouso de 75 minutos, quando o comandante do avião fez referência a um aparelho da força aérea norte-americana. Mas, ainda sob os efeitos da "inércia do sono", considerou que uma luz que estava a ver se tratava desse mesmo avião em rota de colisão. Não era. Era o planeta Vênus, mas, quando se deu conta disso, já tinha empurrado energicamente o controle do aparelho, precipitando-o numa queda de 400 metros, a pique.

Ficaram feridos 14 passageiros e dois tripulantes que não tinham colocado o cinto de segurança, apesar de o aviso luminoso de 'atar cintos' estar ligado. Com a descida abrupta, bateram com a cabeça no teto para, segundos depois, serem atirados para o chão, quando o comandante repôs o avião na altitute devida.

A sesta dos pilotos - ou "repouso controlado" - está prevista no âmbito das medidas para reduzir a sua fadiga e aumentar a capacidade destes profissionais para estarem alerta durante as fases críticas do voo. O período de descanso deve ter um máximo de 40 minutos e terminar sempre, no mínimo, 30 minutos antes do início da descida para aterragen.

O incidente ocorreu em janeiro do ano passado, mas só este semana, concluída a investigação, as autoridades canadianas para a aviação divulgaram o relatório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário