Speech de boas vindas!

Senhoras e Senhores,

Bem vindos ao blog "aqui em cima".

Obeservem o número da poltrona no cartão de embarque.

Junto as saídas de emergência, não é permitida a acomodação de crianças ou colocação de bagagens.

Acomodem a bagagem de mão no compartimento acima ou embaixo da poltrona à sua frente.

Lembramos que os pertences de mão trazidos a bordo são de responsabilidade dos clientes.

Obrigado.

4 de fevereiro de 2012

Tem muita gente sem ter o que fazer na vida

O comandante de um avião que fazia a rota Rio de Janeiro - Vitória na noite desta quinta-feira (2), gravou o momento em que a tripulação era atingida por raios lasers. O comandante Pedro Filho, de uma grande empresa aréa, disse que os raios podem provocar cegueira momentânea. Segundo a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), o aeroporto de Vitória é um dos terminais do país com maior registro de aviões alvo de canetas emissoras de laser, com 58 casos relatados em 2011.

"Estávamos em Guarapari e o avião se encontrava em procedimento de descida para pouso em Vitória. O fato nos incomodou muito, mesmo a uma distância de 9 mil pés, aproximadamente 3 mil metros. Isso já nos aconteceu outras vezes e por isso decidi filmar. Isso é muito perigoso para todos nós", contou o comandante.

Quando uma situação do tipo é relatada por um piloto, a Infraero disse que informa à Polícia Militar, através do Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes), para tentar localizar o emissor do raio. De acordo com o Código Penal, a pessoa que for flagrada apontando raio laser na direção de um avião pode levar pena de 2 a 5 anos de reclusão, pelo crime de “expor em perigo passageiros de meios de transporte aéreo” ou impedir e dificultar a navegação área. Caso ocorra acidente com morte, a pena pode chegar a mais de 20 anos de detenção.

Outras situações já aconteceram com outras equipes. Um áudio mostra uma conversa entre a torre de controle de Vitória e pilotos. Os comandantes relatam a presença do laser na Grande Vitória:

Piloto: GOL 1656. Tá com laser aqui, senhorita, na final.
Controle: GOL 1656, ciente. Visual com a pista?
Piloto: Visual com a pista, GOL 1656.
Controle: Só confirma se o raio laser veio pelo lado esquerdo ou direito ou se teve algum desconforto na aproximação.
Piloto: Algum desconforto sim, mas está a 3.5 milhas do 018, bem na proa do GOL 1656.
Controle: Dois tráfegos reportaram incidência de laser na final, entre o 17 e o 18. Na aproximação final. E os últimos dois que aproximaram, aproximaram com as luzes de navegação apagadas e conseguiram enganar ai o pessoal do laser.

De acordo com a superintendência local da Infraero, uma ação conjunta com o Núcleo de Operações e Transportes Aéreos/Notaer da Polícia Militar, a Secretaria de Segurança Urbana da Prefeitura Municipal de Vitória e Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), acontece para coibir e prevenir ocorrências com canetas emissoras de raio laser que podem comprometer a segurança de voos noturnos no Aeroporto Eurico de Aguiar Salles em Vitória.

A infraero disse ainda que já realizou reuniões com companhias aéreas, empresas de aviação geral e associações de moradores dos bairros de Jardim Camburi, Mata da Praia e República, do município de Vitória, e Eurico Salles, no município de Serra, além de reuniões periódicas de conscientização com a comunidade aeroportuária.

Um comentário:

  1. O Comandante tem passar para torre, e torre comunicar a polícia e buscar os marginais, os quais tem muitos à solta.

    ResponderExcluir