A Boeing anunciou um novo conceito de design de winglet para o 737 MAX. O componente aerodinâmico, que fica posicionado na extremidade livre da asa da aeronave diminui o arrasto induzido, o que irá fornecer aos clientes do MAX até 1,5% de redução na queima de combustível, além dos 10 a 12% de redução já oferecidos com a nova variante do motor.
Comparado com as tecnologias atuais na fabricação de asas, que fornecem até 4% de vantagem na queima de combustível em longas distâncias, o winglet de tecnologia avançada proporciona uma melhoria de queima total de combustível de até 5,5% nesse mesmo tipo de rota.
Engenheiros aerodinâmicos da Boeing utilizaram estudos computacionais de dinâmica de fluidos para combinar tecnologia de ponta-rastelo com um winglet de penas duplas para o tratamento das asas do 737 MAX. O winglet de tecnologia avançada se encaixa dentro das restrições de hoje em relação aos portões de aeroportos, diminuindo o vão e reduzindo o arrasto. Os testes do 737 MAX no túnel de vento provaram a eficiência do novo conceito no avião.
As companhias aéreas que operarem o 737 MAX agora irão obter 18% de melhora na queima de combustível por assento em relação ao modelo atual do A320. Dependendo do alcance, os operadores do MAX perceberão ainda mais redução. Até o momento, o 737 MAX tem mais de mil pedidos e compromissos de 16 clientes no mundo inteiro.
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