Speech de boas vindas!

Senhoras e Senhores,

Bem vindos ao blog "aqui em cima".

Obeservem o número da poltrona no cartão de embarque.

Junto as saídas de emergência, não é permitida a acomodação de crianças ou colocação de bagagens.

Acomodem a bagagem de mão no compartimento acima ou embaixo da poltrona à sua frente.

Lembramos que os pertences de mão trazidos a bordo são de responsabilidade dos clientes.

Obrigado.

28 de abril de 2011

Mercado aquecido, contratações em alta!

O mercado de trabalho no setor de aviação está em alta. Atentas à perspectiva de crescimento do setor aéreo no país, empresas estão abrindo oportunidades de emprego em diferentes especialidades, seja para trabalhar em terra (aeroviários) ou a bordo dos aviões (aeronautas). Gol, TAM e Azul são algumas das empresas que estão contratando. Até sexta-feira, por exemplo, é possível se inscrever para 160 postos de controlador de tráfego aéreo oferecidos pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea).

A GOL anunciou a abertura de 350 vagas este ano. As oportunidades são para as tripulações técnica (co-piloto e comandante) e comercial (comissários de bordo). De acordo com a assessoria de imprensa da empresa, 29 comissários de bordo já foram promovidos a chefes de cabine e, para 2011, a empresa pretende promover 260 aeronautas, além de contratar outros 350. Os interessados podem se cadastrar diretamente no site da companhia . Os candidatos devem comprovar que possuem, no mínimo, as licenças e habilitações técnicas concedidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), conforme critérios e requisitos expedidos pelo órgão.

Além dos benefícios e salários alinhados com os padrões do mercado, no último ano, a companhia implantou uma série de melhorias para garantir a qualidade de vida dos funcionários. Entre as medidas adotadas, passou a subsidiar até metade do valor da mensalidade do plano de saúde e criou a Diretoria de Serviços Compartilhados (DSC), que é específica para atender às necessidades dos tripulantes de forma mais simples. A companhia realizou ainda um estudo sobre a remuneração de aeronautas no mercado brasileiro. A partir da análise do cenário, efetuou, em setembro do ano passado, o reajuste salarial de 18% na hora de voo dos copilotos e de 20% para comissários.

Atualmente, a TAM possui mais de 900 vagas abertas, tanto para trabalho em terra, como para tripulação. Entre os cargos oferecidos estão copiloto de Airbus, arquiteto, auxiliar administrativo, auxiliar fiscal, coordenador de projetos, especialista em TI, analista de compras, analista de planejamento e gestão, entre outras. Os interessados em trabalhar na companhia podem conferir as vagas disponíveis no site da TAM. A empresa não divulgou os valores das remunerações.

A Azul tem mais de 100 vagas abertas dos mais diversos cargos: comandantes e copilotos, técnicos de manutenção de aeronaves, analista financeiro, agente de carga, agente de aeroporto, analista de desenvolvimento de RH e supervisor de atendimento ao cliente (call center), entre outras. O perfil técnico varia de acordo com as atribuições do cargo pretendido, mas, como perfil comportamental, independentemente da função, a empresa busca profissionais com as seguintes competências: capacidade de análise, poder de decisão, foco no cliente, habilidade para trabalhar em equipe, iniciativa, habilidade de comunicação e gestão de conflitos e, principalmente, adesão aos valores da companhia. A remuneração varia de acordo com o cargo e é definida através de pesquisas de mercado, mas os profissionais contratados têm direito a alimentação, assistência médica e odontológica e plano de previdência privada. Os interessados podem se inscrever no site da empresa , no link Trabalhe na Azul. O tempo de conclusão da seleção oscila conforme as etapas de seleção (dinâmica de grupo, entrevista individual, entrevista coletiva, aplicação de provas, etc).

Até sexta-feira, dia 29, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) está com inscrições abertas para 160 postos de controlador de tráfego aéreo, disponíveis em todo o país, exceto nos estados de Tocantins, Piauí, Amapá, Roraima e Espírito Santo. Podem participar da seleção os profissionais formados na função e certificados pelo Instituto de Controle do Espaço Aéreo, Instituto de Proteção ao Vôo ou Escola de Especialistas da Aeronáutica.

O salário bruto para o cargo é de R$ 4 mil. Os interessados devem preencher o modelo de currículo disponibilizado no portal do Decea e enviá-lo, juntamente com a cópia autenticada dos documentos declarados e a comprovação de formação como controlador de tráfego aéreo, para: Divisão de Planejamento de Recursos Humanos (D-PRH) - Avenida General Justo, 160 - 3º andar, Castelo, Rio de Janeiro (RJ), CEP 20.021-130. Os itens solicitados devem ser encaminhados por meio de carta registrada com aviso de recebimento. O processo de seleção inclui análise curricular e avaliação da capacidade técnico-profissional, incluindo validação do certificado médico aeronáutico e do certificado de habilitação técnica nos órgãos selecionados. Os escolhidos serão admitidos para contrato de dois anos.

2 comentários:

  1. Cadê os empregos de comissários das cias aéreas?
    Éuma mentira de tamanho maior. Só é chamado quem tem um Q.I.( Quem indica) muito grande.
    E fica todo mundo dizendo que o mercado está em alta. E mais, a Azul, que é uma empresa de merda, se acha, pois convoca as pessoas de todos os lugares do Brasil para seleção, e depois diz que não atende ao perfil. Na verdade ela chama mais de 100 pessoas, faz a propaganda dela dizendo que a empresa dá passagens de graça para toda família, etc...
    Aí na hora, não aprova ninguém. Até parece que paga bem... É um saláriozinho de merda, e ainda se acha... Pode ?

    ResponderExcluir
  2. Olá anônimo, tudo bom?? O mercado de aviação está aquecido sim! E a prova disso é que temos milhares de novos comissários, novos pilotos, e todos os funcionários envolvidos na operação de uma companhia! Eu mesmo sou um comissário, trabalho numa grande empresa aérea daqui do Brasil e e posso te afirmar consistentemente que sim, o mercado aeronáutico continua crescendo. Mal tenho dois anos de companhia, e já tem mais de 1500 comissários 'novinhos'. O que posso te afirmar, é que no momento as contrataçõies deram uma parada, pois não temos recebido muitas aeronaves (me refiro ao Brasil, geral, todas as empresas). Dentro de mais alguns meses, esse ritmo volta a acelerar, pelo menos aqui na minha companhia, pois recebremos muitos aviões de grande porte, que demamdam um grande número de funcionários.
    Deixo aqui minha opinião: Troque de companhia aérea!!!!! Se a Azul não lhe contratou e não lhe agradou, tenta com outra companhia! Tem váriass opções que estarão com os braços abertos te esperando!!!!

    Abraço!!!

    ResponderExcluir