Speech de boas vindas!

Senhoras e Senhores,

Bem vindos ao blog "aqui em cima".

Obeservem o número da poltrona no cartão de embarque.

Junto as saídas de emergência, não é permitida a acomodação de crianças ou colocação de bagagens.

Acomodem a bagagem de mão no compartimento acima ou embaixo da poltrona à sua frente.

Lembramos que os pertences de mão trazidos a bordo são de responsabilidade dos clientes.

Obrigado.

21 de novembro de 2011

Valor entrevista Manoela e Maurício Amaro

A crise internacional, a volatilidade do dólar e os consequentes prejuízos de companhias aéreas brasileiras neste ano deixaram em compasso de espera uma estratégica negociação da aviação nacional. A TAM desistiu de definir a compra de 31% do capital da regional Trip neste ano, conforme se esperava inicialmente, e não há prazo para tomar uma decisão a respeito. Mas já tem prazo certo a realização da primeira reorganização administrativa da TAM por conta da fusão dos negócios com a chilena LAN, para a criação da Latam: até o fim deste ano.

O processo de criação da Latam, estima-se, deverá estar concluído até abril de 2012.

Em entrevista ao Valor, Maria Claudia e Mauricio Amaro, filhos do fundador da Táxi Aéreo Marília, embrião da TAM Linhas Aéreas, comandante Rolim Amaro, disseram que será criada uma nova vice-presidência na TAM, a de mercado doméstico. Esta será independente de outra nova área na companhia, a internacional.

"Faltou a gente combater mais rapidamente a Gol no mercado doméstico", diz Mauricio, ao ser perguntado sobre o que faltou para a TAM em 2011.

A seguir, os principais trechos da entrevista da presidente do conselho de administração da TAM e do futuro presidente da conselho da mesma da instância, mas no grupo Latam.

Valor: Qual foi a conquista da TAM em 2011 e o que poderia ter sido melhor?

Maria Claudia : Trinta e cinco anos, em 2011. Essa é uma grande conquista da TAM, um feito. Chegar ao fim do ano tendo crescido da forma que crescemos ao longo dos últimos anos. E tudo poderia ter sido feito melhor.

Mauricio Amaro : Concordo com a Maria Claudia, mas para não repeti-la eu acho que foi um ano que fizemos uma grande transição. A TAM mudou a estrutura dela, com a finalização dos acordos com a LAN. O que poderia ter sido feito melhor? Eu acho que faltou um pouco de execução em algumas coisas.

Valor: O que seria um exemplo dessa falta de execução?

Mauricio : Faltou a gente combater mais rapidamente a Gol no mercado doméstico. Eu não gosto de meias-palavras. Mas terminamos bem o ano. Acho que faltou reagirmos mais rápido nisso e no segundo semestre nos recuperamos, mas isso é da vida.

Valor: Qual vai ser a estratégia para recuperar a liderança?

Mauricio : Acho que ela virá naturalmente.

Valor: Com a Trip?

Mauricio : A Trip faz parte de um acordo de code-share [compartilhamento de voos] conosco e nós, no momento, vamos manter esse acordo, mas por enquanto é só.

Valor: É possível uma definição sobre Trip ainda este ano?

Maria Claudia : Acredito que não.

Mauricio : Não creio. Acabou o ano. Houve mudança no mercado, no câmbio e no combustível que afetou o balanço de ambas as empresas [TAM e Trip]. E, nesse caso, colocamos o processo em compasso de espera. Diferente de LAN e TAM, não temos um acordo firmado e negociado entre as partes. Existe a intenção. Vai acontecer naturalmente.

Valor: Vocês já definiram a data da assembleia de acionistas para discutir a troca de ações com a LAN?

Maria Claudia : Em uma das reuniões, eu acho que foi o Bologna [Marco Antonio, presidente da holding TAM S.A] que mencionou que tinha de ser no dia 2 de abril e não no dia 1º, que é o dia da mentira. Eu já gosto do dia 1º porque foi o dia que eu comecei a trabalhar na TAM. Então, vamos ver.

Valor: São datas hipotéticas ou podem ser um fato?

Maria Claudia : Podem ser um fato, não são hipotéticas, não.

Valor: Como está a expectativa para a assembleia? Pode haver rejeição de acionistas minoritários...

Maria Claudia : Não temos nada no horizonte que indique uma rejeição por parte dos minoritários. Eu acho que [esse negócio] é muito bom para as partes. Claro que ela [a rejeição] existe, é óbvio. Mas não acredito que vai se concretizar.

Mauricio : O mercado já comprou a fusão. O preço das ações [de TAM e LAN] caminham juntos quando há qualquer notícia sobre a fusão. O mercado sabe que é a melhor negociação do mundo entre duas companhias aéreas para esse momento.

Valor: E se houver rejeição?

Mauricio : Eu prefiro não trabalhar com essa hipótese, mas estaremos preparados para lidar com algum número de rejeição.

Maria Claudia : E, de verdade, dá para a gente dizer que a partir de agora é que você começa, de fato, a trabalhar com diversos cenários. Porque nós tivemos as aprovações, ainda não todas porque falta o Cade [Conselho Administrativo de Defesa Econômica] ainda, mas tivemos todas as aprovações recentemente. Até agora, estávamos num período de suspensão do negócio.

Valor: Existe um número de rejeição que pode impedir o negócio?

Maria Claudia : Existe um número de aprovação que é alto. Cerca de 98%.

Mauricio : É de 2% a 2,5% só [o índice de rejeição]. Nós trabalhamos com essa hipótese. E vamos trabalhar para ter uma alternativa caso esse percentual, ou pouco acima dele não subscreva.

Valor: Em agosto de 2010, quando foi anunciada a Latam, a relação de permuta de ações entre a LAN e a TAM seria de 0,9. Mais de um ano depois, com a crise internacional e a volatitilidade do dólar, essa relação pode mudar?

Maria Claudia : Não, acho muito difícil.

Mauricio : Não. É a base de todo o negócio. Se o Brasil fosse a Grécia, aí talvez não houvesse negóciação.

Valor: Agora que foi oficializada a manutenção de aviões da TAM como unidade de negócios da holding, e não mais da TAM Linhas Aéreas, para quando se espera o IPO dela?

Maria Claudia : Eu não trabalharia com essa data ainda, acho prematuro. O MRO [manutenção] ainda é uma unidade de negócios, não é como foi o Multiplus, que vira unidade de negócios e faz o IPO na sequência. É um pouco diferente.

Valor: É possível um IPO da manutenção em 2012?

Mauricio : Eu acho que é mais para 2013 ou 2014.

Valor: E na TAM Viagens, algum plano semelhante?

Maria Claudia : A TAM Viagens também será colocada como unidade de negócios debaixo da holding TAM S.A. Essa já é uma decisão.

Valor: Isso já aconteceu?

Maria Claudia : Vai acontecer. Já está desenhado.

Valor: Quando?

Maria Claudia : Ano que vem.

Mauricio : Ao longo de 2012.

Valor: A TAM Viagens pode achar um caminho mais rápido para o IPO?

Maria Claudia : Pode.

Mauricio : Mas vai ter de ter alguma integração com a LAN...Estamos falando de dois anos.

Valor: Quais serão as principais mudanças na TAM até o primeiro dia de operação do grupo Latam?

Mauricio : A TAM, como a LAN já é hoje, será dividida em áreas doméstica e internacional. A área internacional das duas empresas será concentrada numa unidade de negócios que responderá para ambos os lados. E o doméstico da TAM responderá para um novo executivo que virá para tocar a área de passageiros do Brasil. Essa é uma grande mudança na TAM.

Maria Claudia : O que não muda? Os aviões da TAM continuam sendo pintados como TAM, com matrícula brasileira. Isso não pode mudar. A tripulação continua sendo a mesma. Eu não sei se o passageiro percebe essa mudança.

Valor: E quem será o principal executivo de mercado doméstico da TAM?

Maria Claudia : Isso está resolvido, mas não podemos anunciar ainda.

Mauricio : Deveremos anunciar até o fim deste ano.

Valor: E qual será o status desse novo cargo?

Maria Claudia : De vice-presidente.

Mauricio : Exato.

Valor: O executivo é do setor aéreo?

Maria Claudia : Não!

Mauricio : Não!

Maria Claudia : Fomos buscar uma inovação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário