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Obrigado.

18 de setembro de 2011

Série Uniformes: Air New Zealand


A Air New Zealand é a principal linha aérea da Nova Zelândia. E, atualmente é a única companhia aérea a ter o serviço de "volta ao mundo" em aviões próprios através da rota: Auckland - Hong Kong - Londres - Los Angeles - Auckland.



A história da "Air New Zealand" começa em Abril de 1940, quando a Tasman Empire Airways (TEAL) foi incorporada. A TEAL tinha começado seu primeiro serviço Trans-tasmânico em aviões aquáticos, que ao longo dos anos foi se estendendo até o serviço internacional. Em outubro de 1953, os governos da Austrália e Nova Zelândia assumiram a direção da empresa, para em 1961 o governo neozelandês a dirigir por completo.



Juntamente com a TEAL, o governo da Nova Zelândia criou a "NZ National Airways Corporation" (NAC) em 1947, que operava os vôos domésticos entre os maiores centros do país e as capitais das províncias. As duas formariam a base da atual companhia. Em 1965, a TEAL foi renomeada "Air New Zealand" operando somente rotas internacionais.



Trinta anos depois, a NAC foi incorporada, fazendo desta forma que a empresa operasse tanto para doméstico como internacional. Em 1989, ela foi privatizada e comprada pelo consórcio entre Brierley Investiments e as companhias aéreas Qantas, Japan Airlines(JAL) e American Airlines. Em março de 1999, ela se torna membro da Star Alliance.



Em 2006, a Air New Zealand iniciou um processo de modernização de sua marca, incluindo nisso, um novo logo, um novo esquema de cores e um uniforme desenhado por Zambesi.



Esses uniformes apresentavam uma paleta de cores que espelhava o greenstone, tons de xisto, teal, ardósia, o céu e o mar. O uniforme era confeccionado em lã merino, mas como foi muito criticado pelos funcionários e clientes da companhia, em 2009, houve uma nova mudança no uniforme, desta vez realizada de acordo com a necessidade dos funcionários, sendo as peças desenvolvidas a bordo das aeronaves.



No mesmo ano, a empresa lançou a campanha "Nothing to Hide"(na tradução livre: Nada a esconder); a campanha contou com nada menos que noventa colaboradores da própria Air New Zealand, sendo que oito deles trocaram seus uniformes reais por uma versão do mesmo pintado nos corpos, sendo que até mesmo o chefe executivoRob Fyfe fez uma apariçãocom o corpo todo pintado.



A campanha foi concebida para diferenciar Air New Zealand de concorrentes de baixo custo que cobram encargos adicionais, caso o passageiro leve consigo uma bagagem ou queira tomar uma bebida. Air New Zealand tem passagens aéreas que incluem franquia de bagagem e refrescos.



O comercial de TV foi acompanhado por um vídeo de segurança usando o mesmo tema. O vídeo de segurança, intitulado Essentials Bare, é mostrado em todos os Boeings 737-300 da companhia. O vídeo possui um piloto e quatro comissários de voo; uma outra versão foi lançada mais tarde, desta vez para o Airbus A320. O anúncio de TV e em voo de vídeo de segurança usam a faixa "Under My Skin" interpretada pela cantora Gin Wigmore.

(vídeo de segurança Nothing to Hide)

Ambos os vídeos podem ser visualizados no site da campanha Nada a esconder, no YouTube o comercial de TV atraiu quase 4 milhões de visualizações e do vídeo de segurança de vôo-in reuniu mais de 4,5 milhões, se tornando um gigantesco sucesso internacional.

Na mesma época dessa campanha publicitária, a Air New Zealand resolveu pintar uma de suas aeronaves em homenagem à seleção de Rugby toda de preto e branco, como mostra o vídeo abaixo:



E, como é tradição na Air New Zealand, essa aeronave também tem um vídeo de segurança todo personalizado e muito bem feito!



No ínicio de 2011, a companhia recebeu seu 1º Boeing 777, e, para comemorar esse marco na história da companhia, a Air New Zealand chamou a estilista Tressile Cooper, que desenhou a nova proposta de uniforme baseada no interior da nova aeronave.




Porta-voz da companhia aérea, Ed Sims, disse que o uniforme será usado por mais de 5000 funcionários; baseado em temas da Nova Zelândia que ainda permite a escolha individual, abordando tipo de corpo e preferências de personalidade.



"Nós também temos trabalhado em estreita colaboração com Trelise para garantir a harmonia da paleta de cores dos uniformes com o novo interior do 777", disse ele.




Jack Yan, editora de moda da revista Lucire, disse que os padrões escolhidos condizem com a herança da Air New Zealand, mas questionou a escolha da cor. "Eu sei companhias aéreas querem encontrar diferenciação, o que é muito importante hoje em dia, mas tenho algumas dúvidas sobre se rosa transmite quaisquer valores nacionais(neo-zeolandezes)".

(vídeo de lançamento dos novos uniformes)

Juntamente com os novos uniformes, a Air New Zealand criou o "Clothes Hangar"(Hangar das roupas, na tradução literal), uma espécie de loja inspirada nos temas dos uniformes (inspirada no departamento de uniformes da TAM), onde todos os uniformes, de todos os tamanhos, ficam expostos esperando o colaborador vir retirar o seu.









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