Speech de boas vindas!

Senhoras e Senhores,

Bem vindos ao blog "aqui em cima".

Obeservem o número da poltrona no cartão de embarque.

Junto as saídas de emergência, não é permitida a acomodação de crianças ou colocação de bagagens.

Acomodem a bagagem de mão no compartimento acima ou embaixo da poltrona à sua frente.

Lembramos que os pertences de mão trazidos a bordo são de responsabilidade dos clientes.

Obrigado.

14 de setembro de 2011

Série destinos: Lima


Lima é a capital, bem como a maior e mais importante cidade do Peru. Situada na costa central do país, as margens do Oceano Pacífico, onde forma uma área urbana contínua conhecida como Região Metropolitana de Lima, a qual se estende sobre os vales dos rios Chillón, Rímac e Lurín, dentro das províncias de Lima, sua sede, e da Callao. Fundada em 18 de janeiro de 1535, como a Cidade dos Reis, passou a ser a capital do Vice-Reino do Peru durante o regime espanhol e depois da independência do país, passou a ser a capital da Peru.



Segundo o censo de 2007, a Região Metropolitana de Lima tem aproximadamente 8,5 milhões de habitantes — destes, mais de 7,6 milhões são residentes da Província de Lima —, representando aproximadamente 30% da população peruana fato pelo qual é considerada, de longe, a mais populosa cidade do país, assim como a 5ª mais populosa da América Latina, estando, portanto, entre as 30 maiores áreas metropolitanas do mundo.



Classificada como uma das 50 melhores cidades para fazer negócios da América Latina em 2009, Lima também foi incluída, um ano antes, em 2008, pela World Cities Study Group and Network (GaWC), em uma lista de cidades classificadas por sua economia, cultura, acontecimentos políticos e patrimônios históricos.



Em 1532, os espanhóis e seus aliados indígenas, sob comando de Francisco Pizarro, tomaram prisioneiro o inca Atahualpa em plena cerimônia religiosa na cidade de Cajamarca, e mesmo com o pagamento de um resgate, este foi assassinado após um julgamento simulado em que foi acusado de heresia e condenado à morte. Este acontecimento é considerado o primeiro assassinato político na nascente sociedade peruana.



Logo após algumas batalhas os espanhóis conquistaram seu império, e com isto a coroa espanhola nomeou Francisco Pizarro como governador das terras que conquistou. Assim decidiu fundar a capital no vale do rio Rímac logo após a intenção falhada de constituir uma capital em Jauja. Em 18 de janeiro de 1535, a Lima espanhola foi fundada como a "Cidade dos Reis" sobre os territórios do cacique Taulichusco.



Em agosto de 1536, a cidade foi sitiada pelas tropas de Manco Capac II. No entanto, os espanhóis e seus aliados indígenas derrotaram os incas. Nos anos seguintes, Lima ganhou prestígio ao ser designada capital do Vice-reino do Peru e sede de uma Real Audiência em 1543.



Durante o século seguinte, Lima prosperou como o centro de uma extensa rede comercial que integrava ao vice-reino com a América, Europa e Ásia Oriental. Mas a cidade não esteve livre de perigos, violentos sismos destruíram grande parte dela em 1687. Uma segunda ameaça foi a presença de piratas e corsários no oceano Pacífico, o que motivou a construção das muralhas de Lima entre os anos de 1684 e 1687. O sismo de 1687 marcou um ponto de inflexão na história de Lima já que coincidiu com uma recessão no comércio pela concorrência econômica de outras cidades como Buenos Aires.



Proclamada a independência do Peru em 1821 pelo general José de San Martín, Lima converteu-se na capital da República do Peru. Assim, Lima foi a sede do governo do libertador e sede também do primeiro Congresso constituinte que teve o Peru.
Os primeiros anos da historia republicana peruana se caracterizaram pelo constante confronto entre caudilhos militares, que tinham como objetivo governar o país e para o qual tentavam tomar a sede de governo. Assim, Lima sofreu vários assédios e confrontos armados em suas ruas.



Do ponto de vista urbanístico, o constante crescimento que experimentou a cidade deu lugar a um fenômeno de modernização. Em 1862, deu-se inicio ao processo de mudança na nomenclatura urbana da cidade e em 1868, por disposição do presidente José Balta, ocorreu a demolição das muralhas que circundavam a cidade, dando passo às primeiras grandes avenidas. Esta modernização se viu detida com o início da Guerra do Pacífico e a consequente ocupação chilena.



Logo após a retirada do exército invasor, Lima iniciou um processo de reconstrução, que se viu limitada devido aos confrontos entre Andrés Avelino Cáceres e Nicolás de Piérola. Nos últimos anos do século XIX, com Piérola assumindo o poder e o inicio do que se denominou a república aristocrática, Lima iniciou sua verdadeira e intensa reconstrução que durou até as remodelações que Augusto B. Leguía realizou como preparação para o centenário da independência em 1921.



No início do século XX, iniciou-se a construção de avenidas que serviram como uma matriz para o desenvolvimento da cidade. Foram construídas as avenidas Paseo de la República, Avenida Leguía (hoje chamada Arequipa), Avenida Brasil e a paisagística Avenida Salaverry que se dirigiam para o sul e as avenidas Venezuela e Colonial para o oeste unindo-se com o porto do El Callao.



Já no final do século XX deu-se início a um fenômeno que alterou a configuração da cidade, que foi a imigração em massa de pessoas do interior do país, produzindo um crescimento exponencial da população na capital e a consequente expansão urbana. As novas populações construíram as suas habitações em terrenos próximos ao centro, os quais se utilizavam até aí como zona agrícola. Se foram povoando os atuais distritos de Lince, La Victoria para o sul; Breña e Pueblo Libre para o oeste; El Agustino, Ate e San Juan de Lurigancho para o leste e San Martín de Porres e Comas ao norte. Como ponto emblemático dessa expansão, em 1976 se criou a comunidade de auto–gestão de Villa el Salvador (atual distrito de Villa El Salvador) localizada a trinta quilômetros ao sul do centro da cidade e atualmente integrada na área metropolitana.



Lima tem cerca de 9,2 milhões de habitantes (cerca de um terço da população peruana), e é o centro da economia e política do Peru, concentrando mais de 70% de sua indústria (as principais são as têxteis, papel, alimentos e tintas), metalurgia, construção naval e comércio. Tal crescimento foi produto principalmente do êxodo rural e migração urbana (saindo de cidades menores do país) das últimas décadas, especialmente desde os anos 1950 do século XX.



A "Grande Lima" se estende por mais de cem quilômetros ao longo da costa, abrangendo também o porto de Callao, o principal do país, e compõe-se de 43 distritos. A modernização do comércio nos últimos anos dotou a capital peruana de funcionalidades dignas de qualquer metrópole tais como centros comerciais, multinacionais, chegada de grandes marcas, locais de comércio 24 horas que funcionam todos os dias, principalmente nos bairros mais nobres. Por outro lado, a cidade sofre consideravelmente com a poluição, provocada por milhares de veículos, principalmente a frota circulante mais antiga.



O clima é bastante peculiar em Lima. Além dos seus elevados níveis de umidade e baixa precipitação, surpreende por suas estranhas características apesar de estar localizado a doze graus de latitude sul e quase ao nível do mar. A costa central do Peru revela uma série de microclimas devido ao frio atípico em consequência da corrente de Humboldt que tem origem na Antártida e da proximidade das montanhas tropicais, resultando num clima subtropical.

A combinação das condições atmosféricas que produzem este clima são: o frio da corrente de Humboldt que está muito perto da costa no inverno esfria o caloroso ambiente tropical que corresponde à sua latitude, produzindo uma nuvem espessa extremamente baixa (menos de 500 metros da terra), que impede a passagem da luz directa do sol, perto de Cordilheira dos Andes que atua como uma barreira impedindo que o ar arrefecido por correntes marítimas e as nuvens fujam. Como resultado, Lima e a costa peruana têm um clima temperado, apesar de estar localizada nos trópicos. Este sistema também impede a formação de nuvens carregadas de chuva, de modo Lima tem clima de deserto. Baixa pluviosidade (menos de 8 mm por ano) é produto de condensação de nuvens baixas.



O Porto de Callao, em Lima, é um dos mais importantes portos de pesca e comercial da América do Sul. Responde por 75% das importações e exportações do Peru. Ele também tem ampla capacidade de armazenamento de produtos frios e várias docas secas. Os principais produtos exportados no porto são produtos derivados do petróleo, cobre, ferro, prata, zinco, chumbo, do algodão, açúcar e café.



Em toda a cidade existem mais de 450 rotas de transporte urbano, as quais são brindadas por ônibus, microônibus, coasters, e kombis. Este sistema se caracteriza pela falta de renovação das unidades e em vários casos leva certa informalidade de operação, ainda quando as empresas têm rotas estabelecidas. As caminhonetas rurais conhecidas popularmente como combis, junto com motocarros chamados "mototaxis" pelos peruanos, são os típicos veículos de transporte público para distancias cortas especialmente na periferia da cidade, se bem as rotas de algumas kombis cobrem quase toda a área metropolitana, o serviço é deficiente em quanto aos standards de segurança e comodidade, e por esse motivo a prefeitura da cidade tem pensado a substituiçao desses veículos mediante a renovaçao de rotas que serao brindadas por ônibus modernos pelo menos a inicios do ano 2014.



O metrô de Lima deveria se converter no principal sistema de transporte maciço e o mais rápido de Lima. O sistema tem 5 linhas planejadas, mas atualmente este sistema conta apenas com uma linha quase totalmente elevada, denominada Linha 1, a qual percorre um total de 22 km desde o sul da cidade até o Hospital 2 de Mayo na Av. Grau, no Centro de Lima, atravessando os distritos metropolitanos de Villa El Salvador, Villa María del Triunfo, San Juan de Miraflores, Santiago de Surco, Surquillo, San Borja, San Luis, La Victoria e o Cercado de Lima. Este tramo da linha está pronta para ser operada de maneira comercial.



Em julho de 2011, iniciaram-se as obras civis para ampliar em mais de 10 km a linha 1 rumo ao distrito mais povoado da cidade de Lima (San Juan de Lurigancho). As obras de toda a linha 1 foram concessionadas à brasileira Odebrecht . Prevê-se que a totalidade da linha 1 do sistema esteja em funcionamento a principios do ano 2014.



Lima possui ainda uma inúmera série de museus devido ao seu valor histórico, sendo que todos eles valem uma visita prolongada. A cidade ainda possui um valor cultural muito grande para a humanidade, e como não podia deixar de ser, a culinária está muito presente através de seus mais variados pratos.



A cidade é extremamente atrativa, repleta de comércios e cheia de pontos turísticos, Lima é um convite à história hispânica do nosso continente. A visita à cidade vale cada minuto e deve ser bem apreciada! Em especial, o bairro de Miraflores, que é voltado ao turismo, não pode deixar de ser visitado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário