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8 de setembro de 2011

TRIP se torna a maior operadora de ATR do mundo e tem planos ambiciosos para 2012

Se a venda de 31% da Trip para a TAM, que está em discussão desde março deste ano, não vingar, a aérea regional pode abrir capital (IPO, na sigla em inglês) em 2012. A afirmação é do presidente da Trip, José Mário Caprioli dos Santos. "Estamos focados na concretização da parceria com a TAM. Mas se ela não se realizar, temos como alternativa o IPO", afirmou. Segundo ele, nesse caso as chances de IPO em 2012 se tornariam "grandes".



No início de agosto, com quase um mês de atraso com relação à previsão inicial, a TAM informou que concluiu "de modo satisfatório" a etapa de due diligence (análise dos números da companhia). A previsão inicial era de que a due dilligence ocorresse em 90 dias, terminando no final de junho.

Na ocasião, a TAM também informou que começou a usar, em parceria com a Trip, uma plataforma tecnológica de reservas, vendas e check-in, que permite as vendas online de bilhetes das duas empresas. Segundo executivos da TAM, é com base no resultado das vendas, por meio dessa nova tecnologia, que a empresa chegará à avaliação final se comprará os 31% da Trip ou manterá apenas o sistema de compartilhamento de voos que existe desde 2004. A previsão é que essa análise leve pelo menos 90 dias, ou seja, pelo menos até o início de novembro.

Hoje, também foi anunciado o pedido de 40 novas aeronaves ATR 72-600, sendo 18 já encomendadas e mais 22 em opção de compra. Desses 18 aviões, nove estão sendo compradas diretamente da fabricante franco-italiana e nove por meio de arrendamento operacional com as empresas de leasing ALC e Gecas. O investimento é de US$ 903 milhões e torna a companhia a maior operadora deste tipo de aeronave no mundo até o final de 2011.



Até o final de 2013 a companhia contará com 50 ATR's. Para 2012 serão 44 equipamentos e até o final desde ano 37. Para o presidente da empresa, José Mário Caprioli, este é um marco para a aviação brasileira, principalmente para o segmento regional. “Este é um anuncio muito importante para o Brasil, pois nos tornamos o maior operador de um dos principais equipamentos de aviação regional do mundo. E isso nos dá um orgulho muito grande”, disse.

Caprioli justificou o investimento explicando o grande potencial de crescimento da aviação regional no Brasil. Segundo ele, em comparação com mercados maduros como o europeu e o norte-americano, o país ainda tem mais 40 anos de crescimento. “O potencial de crescimento da aviação no Brasil é enorme e se colocarmos a lupa no regional, isso é mais relevante ainda e esta é a nossa aposta”, afirmou. “As grandes rotas já se desenvolveram fortemente, mas as regionais, com aviões abaixo de 100 assentos, isso começa a ocorrer agora”, complementou.



Os novos aviões da Trip serão configurados com 68 lugares, sendo que cinco deles são conversíveis para o transporte de cargas. “Este modelo possui uma performance muito adequada para o ambiente brasileiro, principalmente pela nossa proposta de atingir aeroportos de menor porte”, explicou Caprioli.

Segundo os dados mais recentes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), referentes a julho, a Trip é a quinta companhia aérea, com 3,02% do mercado de aviação doméstica no Brasil, atrás de TAM (40,88%), Gol (38,14%), Azul (9,17%) e Webjet (4,95%).

Com relação ao faturamento, o presidente da Trip diz que a previsão é atingir neste ano 1,2 bilhão de reais, ante os 747 milhões de reais registrados no ano passado. Em 2011, a empresa deve transportar 5,3 milhões de passageiros. A previsão para 2012 é chegar a 1,8 bilhão de reais e em 2013, 2,2 bilhões de reais.

Segundo José Mário Caprioli, a Trip é hoje líder em aviação regional no Brasil, com 71% do mercado. A empresa considera como aviação regional as empresas que atuam com aeronaves de até 100 assentos.



A Trip comprou da empresa Mectronix um simulador de voo para aviões ATR. O valor pago pelo equipamento, que chegou em junho, foi de cerca de 15 milhões de dólares, segundo Santos. "Esse simulador tem capacidade para simular 6.500 horas de voo por ano", afirmou.

Num primeiro momento, o equipamento será usado apenas para treinar os pilotos da Trip, mas a empresa não descarta futuramente prestar serviço terceirizado de treinamento para outras companhias aéreas, de acordo José Mário Caprioli. A Trip deve encerrar este ano com 55 aeronaves em sua frota, sendo 37 delas aviões ATR.

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