Speech de boas vindas!

Senhoras e Senhores,

Bem vindos ao blog "aqui em cima".

Obeservem o número da poltrona no cartão de embarque.

Junto as saídas de emergência, não é permitida a acomodação de crianças ou colocação de bagagens.

Acomodem a bagagem de mão no compartimento acima ou embaixo da poltrona à sua frente.

Lembramos que os pertences de mão trazidos a bordo são de responsabilidade dos clientes.

Obrigado.

25 de julho de 2012

Série Uniformes: Air France

A Air France (nome completo em francês: Compagnie Nationale Air France) é uma companhia aérea francesa, subsidiária da Air France-KLM. A Air France foi fundada em 1933, e é a maior companhia/linha aérea da França, empregando 71.654 pessoas (em janeiro de 2005 - dado mais atual da companhia).

A Air France foi criada em 1933, através da fusão de várias companhias aéreas que operavam na França. Oferecia voos para diversos destinos na Europa e para as colónias francesas no norte de África. Durante a Segunda Guerra Mundial, a companhia mudou temporáriamente as suas operações para Casablanca, Marrocos.

Após a Segunda Guerra Mundial, a empresa foi adquirida pelo governo francês e nacionalizada, sendo criada a Société Nationale Air France. Expandiu ao longo dos anos, tornando-se numa das maiores companhias aéreas europeias. Foi, juntamente com a britânica British Airways, a única companhia aérea a utilizar o Concorde em 1976.

Em 1994, todas as companhias aéreas estatais francesas (Air France, Air Inter, Air Charter e UTA) foram unidas, criando-se o grupo Air France.

Em fevereiro de 1999, o governo francês privatizou parcialmente a empresa. Em 2000, juntou-se à aliança Skyteam, uma aliança de companhias aéreas, como membro fundador.


Após um grave acidente aéreo com um avião Concorde no verão de 2000, a companhia decidiu retirar o Concorde da sua frota, um passo que foi também seguido pela sua congênere britânica, a British Airways. O último serviço regular com o Concorde entre Paris e Nova York foi realizado em 2003.

A empresa tem como base principal o Aeroporto de Paris-Charles de Gaulle e dispõe uma das maiores frotas na Europa. Através de cooperações com outras companhias aéreas, das quais muitas em regime de franchising, dispõe de uma vasta rede de destinos. Tem como bases secundárias os aeroportos de Paris Orly (de onde saem na sua maioria, voos para outras cidades francesas), Lyon, Nice e Bordeux.


Em setembro de 2003, foi anunciada a fusão da Air France com a holandesa KLM (Royal Dutch Airlines), criando assim a maior companhia aérea europeia, no entanto continuando a voar com os respectivos nomes. O processo foi concluído em maio de 2004.


Charme e elegância. São as duas palavras que sempre definiram os uniformes da Air France. Sempre desenhados por famosos estilistas, Desde a primeira edição de seu uniforme, em 1946 - data em que houve a contratação das primeiras comissárias - a Air France se preocupou em divulgar a alta costura francesa.

As primeiras aeromoças da Air France usavam um comportado terninho com boina da estilista Georgette Rénai.


Em 1962, Chistian Dior foi convocado para renovar o uniforme das comissárias, e desenha um modelo bem mais leve e jovial, em sintonia com os loucos anos 60. Mas inclui as luvas como contraponto.

1971 - Item obrigatório no guarda-roupa de qualquer garota na época, a minissaia também passa a vestir as funcionárias da Air France. O figurino, assinado por Jacques Esterel, parece perfeito para uma festa ou show.

1976 - Depois do desbunde, um surto de sobriedade abre caminho para esse conjunto de Jean Patou. As comissárias se vestem assim a bordo do revolucionário Concorde.

1987 – A beleza das comissárias volta a ser realçada com este figurino ligeiramente bufante proposto por Louis Féraud. O lenço e a falsa fenda do vestido dão um charme extra ao conjunto.


1998 – Com cortes mais justos os novos modelos de Kenzo deixam as funcionárias ainda mais sexy e bonitas. O uniforme deixa de ser único, com versões para cada tipo de vôo.


Assim, temos o seguinte histórico de grandes estilistas: 1946: Georgette Renal; 1951: Georgette de Trèze; 1962: Marc Bohan por Christian Dior; 1964: Nina Ricci; 1968: Pierre Cardin; 1969: Cristobal Balenciaga; 1971: Jacques Esterel; 1973: André Courrèges; 1976: Jean Patou (para o Concorde); 1976: Maison Rodier; 1978: Carven, Nina Ricci e Grès; 1979: Hermès; 1985: Nina Ricci (para o Concorde); 1986: Christian Dior; 1987: Georges Rech; 1987: Nina Ricci, Carven e Louis Féraud; 2005: Christian Lacroix


Depois de 17 anos sem grandes mudanças, a Air France escolheu, em dezembro de 2002, este grande nome da alta costura francesa para realizar um projeto ambicioso: traduzir com elegância o espírito da companhia em uma coleção que funcionários tivessem orgulho de vestir, e que demonstrasse a ambição da Air France em termos de serviço de atendimento aos clientes.

Este é o resultado: cerca de cem itens de vestuário e acessórios para as 17 categorias profissionais que têm contato com o público. A cor tema é azul-marinho, combinando a identidade da empresa aérea, aliando identidade, elegância e funcionalidade.

“A escolha de Christian Lacroix demonstra claramente o desejo da Air France em voltar às suas tradições de colaboração com um renomado designer de moda. Essa escolha também demonstra o posto ocupado pela equipe da Air France no centro de sua estratégia e prova a importância que os 42 milhões de passageiros anuais, a maioria dos quais são viajantes internacionais, representa nas decisões da companhia”, diz Jean-Cyril Spinetta.


“Desenhar um uniforme para a Air France, embaixadora da imagem da França, que seja totalmente aberto a outras culturas mundiais, é uma oportunidade fantástica. De certa forma, a Air France e a alta-costura fazem parte do mesmo mundo, onde devemos conciliar tradições e tecnologias e onde nos comprometemos a difundir e perpetuar o estilo francês de vida elegante” diz Christian Lacroix.











Um comentário:

  1. ADOREIIII ESSE POST SOBRE UNIFORMES..
    é muito um luxo sóó.

    ta lindo seu blog viuuu
    um montão de curiosidade sobre o mundo da aviação .. *_*
    Parabééns.

    ResponderExcluir