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15 de dezembro de 2011

Azul espera 15% do mercado em 2012

A Azul Linhas Aéreas está planejando uma expansão mais rápida em 2012 apesar da desaceleração prevista para a curva de crescimento do mercado global brasileiro. A transportadora low-cost, que até agora lançou 14 novos destinos ao adicionar 17 aeronaves, vê muitas oportunidades para estimular a demanda em rotas domésticas onde há serviço relativamente limitado. A Azul agora é a terceira maior transportadora doméstica depois de Gol Linhas Aéreas Inteligentes (agora proprietária da Webjet) e TAM Linhas Aéreas, representando 8,4% do RPKs domésticos através dos três primeiros trimestres de 2011, segundo dados da ANAC . O presidente David Neeleman disse que este mês se espera que a transportadora irá capturar 15% do mercado até o final de 2012. Acrescenta que a capacidade da Azul em 2012 vai aumentar 20% a 25%, dando-lhe uma frota de pelo menos 65 aeronaves (19 ATR 72-600s e 46 E190/E195s) até o final do próximo ano.

Sr. Neeleman diz que a operadora planeja acrescentar em 2012 cerca de 10 destinos, que são cidades secundárias de pouco ou nenhum serviço e com tarifas elevadas, apesar de terem população entre 500.000 e um milhão de pessoas. Gol e TAM não têm a aeronave para penetrar nos mercados menores, porque o menor avião da Gol é o B737-700, enquanto o menor avião da TAM é o A319. "Sempre que você tem um duopólio e o duopólio só tem aviões grandes, há uma série de coisas que não podem ser feitas", diz o Sr. Neeleman.

Em outros países, cidades com população de 500.000 a um milhão de pessoas normalmente têm serviço significativo. No Brasil, o país é tão grande e há tantas cidades secundárias, muitos aeroportos têm sido relativamente negligenciados, como os portadores principais se concentraram principalmente em rotas-tronco.

Sr. Neeleman, que foi o CEO fundador da JetBlue antes de lançar a Azul, diz que decidiu lançar uma LCC no Brasil porque ficou claro que o mercado Brasileiro há pouco exploração deste mercado. Com base no tamanho do Brasil e seu PIB, concluiu que o mercado de aviação brasileiro poderia facilmente triplicar de tamanho, de 50 a 150 milhões de passageiros anualmente. Enquanto o mercado brasileiro já cresceu cerca de 50% desde meados de 2009, há claramente uma oportunidade de crescer por mais 70 milhões de passageiros por ano.

A Azul vai começar a encontrar concorrência na maior parte de suas rotas, mas diz que a maioria de sobreposição será com rápido crescimento TRIP em vez da Gol e TAM.

A Azul vai continuar a expandir a sua base em Campinas-Virocopos, mas também irá adicionar capacidade no próximo ano em outras cidades, incluindo Belo Horizonte . Campinas, que é localizado a cerca de 100 km de São Paulo, é visto por muitos como um aeroporto alternativo para a maior cidade do Brasil.

A demanda em Campinas continua aumentando, tendo circulado 5 milhões de passageiros em 2010 e está projetado para quase dobrar sua taxa de transferência até 2014. Ao contrário de Congonhas e Guarulhos, Campinas-Viracopos ainda não é considerado congestionado, mas está correndo este risco. As autoridades já trabalham para melhorar a utilização da pista do aeroporto. Existem atualmente cerca de 120 partidas por dia em Campinas, que também é uma base para a TRIP e tem operações menores de Gol e TAM. Campinas é também o aeroporto de carga principal para a área de São Paulo e começou a atrair alguns transportadores de passageiros internacionais, incluindo a Portuguesa TAP e a uruguaia Pluna - ambos lançaram serviços para o aeroporto no ano passado.

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