Speech de boas vindas!

Senhoras e Senhores,

Bem vindos ao blog "aqui em cima".

Obeservem o número da poltrona no cartão de embarque.

Junto as saídas de emergência, não é permitida a acomodação de crianças ou colocação de bagagens.

Acomodem a bagagem de mão no compartimento acima ou embaixo da poltrona à sua frente.

Lembramos que os pertences de mão trazidos a bordo são de responsabilidade dos clientes.

Obrigado.

8 de março de 2011

Dia Internacional da Mulher

Hoje é terça-feira, 8 de março, e dia internacional da mulher. Para marcar essa data tão importante, resolvi fazer uma entrevista com uma piloto de avião!



A. Johansen está prestes a se formar como piloto privado (PP), e logo em breve, pretende mergulhar de vez no mundo das aeronaves, navegações, radiofonia e tudo mais... Sem mais enrolações, vamos ao que interessa:

blog: O que te desperta essa paixão por voar?

Johansen: No começo era a sensação de liberdade, de me sentir independente. Hoje, que já tenho uma certa experiência, a paixão por voar vem do sorriso honesto do instrutor de voo quando faço uma curva perfeita, quando tiro o avião do chão, quando o pouso sai lisinho lisinho ... Quando faço os cálculos de navegação corretamente (rs...) ... Hoje, a paixão por voar, está nos pequenos detalhes. A cada som de pouso e decolagem ela é renovada!

blog: Você já é comissária, de onde veio a inspiração para se tornar uma piloto?

Johansen: Na verdade, eu sempre quis ser piloto, mas nem eu sabia disso. Sempre amei avião e sempre fui fascinada por aviação. Mas a profissão de piloto pra mulheres não era tão divulgada como é hoje e entre tantas carreira (AFA/Sagentos Especialistas/Controladores de Voo), aquela que mais me despertou foi a de comissária. Mas foi só o tempo de entrar pra aviação e descobrir que eu poderia ser piloto. Agora a ralação é ainda maior!

blog: Você enfrentou muitos obstáculos para se tornar uma piloto? se sim, quais???

Johansen: O maior de todos os obstáculos que uma mulher pode enfrentar ao entrar no ramo de uma profissão estritamente masculina é o preconceito.

blog: Qual a sensação de ter uma aeronave nas suas mãos?

Johansen: A melhor sensação de todas. Um frio na barriga, uma emoção que se renova a cada pouso e decolagem. Mas a maior de todas as sensações é a responsabilidade.

blog: O que você sente quando ouve um avião?

Johansen: Me sinto parte de tudo aquilo. E a primeira coisa é levantar a cabeça e olhar pro céu, a procura do pássaro de metal!

blog: Onde você se formou??? Como faz para se tornar um piloto??

Johansen: Como comissária, me formei no Aeroclube de Ribeirão Preto. Como piloto, estudo também no Aeroclube de Ribeirão Preto e pretendo terminar meus estudos de Multi Motores na EJ.
Para se tornar piloto, além de se matricular em uma escola homologada pela ANAC para fazer os cursos de Piloto Privado e Piloto Comercial, vc precisa de muita dedicação, muito sacrifício e muita doutrina. Responsabilidade é fundamental.

blog: O que tua família pensa a respeito da sua profissão???

Johansen: Graças a Deus recebo o apoio da minha família. Quando decidi ser piloto minha mãe estranhou um pouco, mas percebeu que pela minha determinação não adiantava se opor, daí só fez para me ajudar e até hoje sou muito grata pela força.

blog: Como as pessoas reagem ao saber que você pilota um avião?

Johansen: Hahahahaha, esta pergunta é otima. Tem dois tipos de reação. Quando é alguém que já trabalha com aviação, a reação é boa, me dão os parabéns e logo começam a perguntar aonde eu voo, quantas horas eu tenho, qual o avião que eu piloto e daí o bate papo flui. Quando a pessoa não é da aviação, a primeira reação é de espanto. Alguns já falaram "na lata", " - Não acredito, como é possível?" Eu caiu na risada.

blog: De onde surgiu a ideia de ser uma aeronauta (comissária e piloto)???

Johansen: Quando eu tinha 12 anos e vi uma comissária no aeroporto. Ela olhou pra mim e sorriu, pra mim já foi o suficiente.

blog: O que a carreira de aeronauta já te proporcionou???

Johansen:Conhecer muitas pessoas, diversos lugares e culturas novas. Agora como piloto, a possibilidade de pilotar aeronaves diferentes.

blog: Qual foi a coisa mais estranha que já te aconteceu a bordo?

Johansen: Foi uma história bem engraçada na verdade, um senhor uma vez, bem sério, disse pra mim: " - Pode pedir as contas" Eu, muito assustada, achando que era por causa do meu trabalho, disse: " - Não, mas por quê?" ... Ele disse: " - Pode pedir as contas que nós vamos embora pra fazenda." Já percebendo o tom da brincadeira já respondi assim: " - Ahhh! Que pena, não gosto de fazenda" e demos muitas risadas ....

blog: Falta algum lugar no Brasil que você ainda não conheça??? Qual gostaria de conhecer?

Johansen: As capitais,conheço todas. Acho que falta conhecer o interiorzão mesmo e Fernando de Noronha, que quero ir nas férias.

blog: O que você pensa da aviação no Brasil??? Quais os rumos que o Brasil deveria tomar nesse aspecto?

Johansen: A aviação esta bombando. É a frase que mais escuto. E vai continuar assim até 2020. Acho que o Brasil deveria investir em infraestrutura aeroportuária e minimizar as burocracias.

blog: O que falta para a aviação se tornar uma profissão mais atraente no Brasil?

Johansen: Acho que todos os que trabalham com aviação gostaria que voltasse a ser glamurosa como era antigamente, mas pelo lado prático, acho que pra aviação ser atraente precisa ser divulgada, principalmente o quesito da falta de pilotos no mundo todo!

blog: Você já passou por alguma situação de emergência???(como comissária e como piloto também)

Johansen: Emergências Médicas. Falta de ar, medo de voar. Nada de mais. Como piloto só em treinamento.

blog: Tem algum recado para os leitores do blog??

Johansen: Continuem lendo o blog, que é muito bacana. E se você é apaixonado por aviação e tem sonho de entrar pra esse meio, nunca desista. Quem tem perseverança e dedicação sempre consegue o que quer!

- - - - - - - - - - - - -- - - - - - - - - -

Agradeço imensamente à A. Johansen por topar fazer parte dessa singela homenagem às mulheres! É sempre muito bom voar com vocês!!!!!!

Um comentário: