Speech de boas vindas!

Senhoras e Senhores,

Bem vindos ao blog "aqui em cima".

Obeservem o número da poltrona no cartão de embarque.

Junto as saídas de emergência, não é permitida a acomodação de crianças ou colocação de bagagens.

Acomodem a bagagem de mão no compartimento acima ou embaixo da poltrona à sua frente.

Lembramos que os pertences de mão trazidos a bordo são de responsabilidade dos clientes.

Obrigado.

23 de março de 2011

Uma alternativa a mais ou um problema a mais?

A pista experimental da Embraer em Gavião Peixoto, na região de Ribeirão, servirá de palco para a decolagem do primeiro avião abastecido com bioquerosene de cana.

O projeto é desenvolvido em uma parceria entre Embraer, Azul Linhas Aéreas, Amyris e GE. O teste está programado para ocorrer no primeiro semestre de 2012.

O bioquerosene de pinhão já foi testado em voo da TAM, mas até hoje, segundo a Embraer, nenhuma experiência foi feita com a cana, principal matéria-prima para biocombustíveis no país.

O diretor de estratégias e tecnologias para o meio ambiente da Embraer, Guilherme de Almeida Freire, disse que o objetivo é desenvolver um combustível sustentável que possibilite o voo sem modificações nos aviões.

Ele disse que a fabricação do querosene de cana-de-açúcar utiliza um processo de fermentação "primo", ou semelhante, ao usado na produção do etanol voltado para carros. Ou seja, ao invés de se produzir álcool para automóveis (que já está bem caro) ou produzir açúcar, deseja-se que os usineiros produzam bioquerosene.

No que se conhece a respeito da confiança em produtores de cana-de-açúcar, pode ser dito que o bioquerosene proveniente dessa matéria prima será tão escasso quanto o álcool automotivo está hoje, devido à grande vantagem em produzir açúcar.

Numa opinião particular, não consigo ver sensatez na produção de combustível a partir de uma matéria prima fonte de alimentos, pois se a demanda mundial por alimentos continuar crescendo como está, não será vantajoso para a indústria produzir o combustível, coisa que já ocorre hoje em dia e que todos nós podemos ver nos postos de gasolina e nas prateleiras dos supermercados. Nesse ponto acredito que o bioquerosene proveninete do pinhão manso seja mais vantajoso, basta que os estudos a respeito da viabilidade economica sejam divulgados.

Mesmo assim, ainda registro aqui que o voo inaugural da novidade será em um avião da Azul Linhas Aéreas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário