A crise internacional, a volatilidade do dólar e os consequentes prejuízos de companhias aéreas brasileiras neste ano deixaram em compasso de espera uma estratégica negociação da aviação nacional. A TAM desistiu de definir a compra de 31% do capital da regional Trip neste ano, conforme se esperava inicialmente, e não há prazo para tomar uma decisão a respeito. Mas já tem prazo certo a realização da primeira reorganização administrativa da TAM por conta da fusão dos negócios com a chilena LAN, para a criação da Latam: até o fim deste ano.
O processo de criação da Latam, estima-se, deverá estar concluído até abril de 2012.
Em entrevista ao Valor, Maria Claudia e Mauricio Amaro, filhos do fundador da Táxi Aéreo Marília, embrião da TAM Linhas Aéreas, comandante Rolim Amaro, disseram que será criada uma nova vice-presidência na TAM, a de mercado doméstico. Esta será independente de outra nova área na companhia, a internacional.
"Faltou a gente combater mais rapidamente a Gol no mercado doméstico", diz Mauricio, ao ser perguntado sobre o que faltou para a TAM em 2011.
A seguir, os principais trechos da entrevista da presidente do conselho de administração da TAM e do futuro presidente da conselho da mesma da instância, mas no grupo Latam.
Valor: Qual foi a conquista da TAM em 2011 e o que poderia ter sido melhor?
Maria Claudia : Trinta e cinco anos, em 2011. Essa é uma grande conquista da TAM, um feito. Chegar ao fim do ano tendo crescido da forma que crescemos ao longo dos últimos anos. E tudo poderia ter sido feito melhor.
Mauricio Amaro : Concordo com a Maria Claudia, mas para não repeti-la eu acho que foi um ano que fizemos uma grande transição. A TAM mudou a estrutura dela, com a finalização dos acordos com a LAN. O que poderia ter sido feito melhor? Eu acho que faltou um pouco de execução em algumas coisas.
Valor: O que seria um exemplo dessa falta de execução?
Mauricio : Faltou a gente combater mais rapidamente a Gol no mercado doméstico. Eu não gosto de meias-palavras. Mas terminamos bem o ano. Acho que faltou reagirmos mais rápido nisso e no segundo semestre nos recuperamos, mas isso é da vida.
Valor: Qual vai ser a estratégia para recuperar a liderança?
Mauricio : Acho que ela virá naturalmente.
Valor: Com a Trip?
Mauricio : A Trip faz parte de um acordo de code-share [compartilhamento de voos] conosco e nós, no momento, vamos manter esse acordo, mas por enquanto é só.
Valor: É possível uma definição sobre Trip ainda este ano?
Maria Claudia : Acredito que não.
Mauricio : Não creio. Acabou o ano. Houve mudança no mercado, no câmbio e no combustível que afetou o balanço de ambas as empresas [TAM e Trip]. E, nesse caso, colocamos o processo em compasso de espera. Diferente de LAN e TAM, não temos um acordo firmado e negociado entre as partes. Existe a intenção. Vai acontecer naturalmente.
Valor: Vocês já definiram a data da assembleia de acionistas para discutir a troca de ações com a LAN?
Maria Claudia : Em uma das reuniões, eu acho que foi o Bologna [Marco Antonio, presidente da holding TAM S.A] que mencionou que tinha de ser no dia 2 de abril e não no dia 1º, que é o dia da mentira. Eu já gosto do dia 1º porque foi o dia que eu comecei a trabalhar na TAM. Então, vamos ver.
Valor: São datas hipotéticas ou podem ser um fato?
Maria Claudia : Podem ser um fato, não são hipotéticas, não.
Valor: Como está a expectativa para a assembleia? Pode haver rejeição de acionistas minoritários...
Maria Claudia : Não temos nada no horizonte que indique uma rejeição por parte dos minoritários. Eu acho que [esse negócio] é muito bom para as partes. Claro que ela [a rejeição] existe, é óbvio. Mas não acredito que vai se concretizar.
Mauricio : O mercado já comprou a fusão. O preço das ações [de TAM e LAN] caminham juntos quando há qualquer notícia sobre a fusão. O mercado sabe que é a melhor negociação do mundo entre duas companhias aéreas para esse momento.
Valor: E se houver rejeição?
Mauricio : Eu prefiro não trabalhar com essa hipótese, mas estaremos preparados para lidar com algum número de rejeição.
Maria Claudia : E, de verdade, dá para a gente dizer que a partir de agora é que você começa, de fato, a trabalhar com diversos cenários. Porque nós tivemos as aprovações, ainda não todas porque falta o Cade [Conselho Administrativo de Defesa Econômica] ainda, mas tivemos todas as aprovações recentemente. Até agora, estávamos num período de suspensão do negócio.
Valor: Existe um número de rejeição que pode impedir o negócio?
Maria Claudia : Existe um número de aprovação que é alto. Cerca de 98%.
Mauricio : É de 2% a 2,5% só [o índice de rejeição]. Nós trabalhamos com essa hipótese. E vamos trabalhar para ter uma alternativa caso esse percentual, ou pouco acima dele não subscreva.
Valor: Em agosto de 2010, quando foi anunciada a Latam, a relação de permuta de ações entre a LAN e a TAM seria de 0,9. Mais de um ano depois, com a crise internacional e a volatitilidade do dólar, essa relação pode mudar?
Maria Claudia : Não, acho muito difícil.
Mauricio : Não. É a base de todo o negócio. Se o Brasil fosse a Grécia, aí talvez não houvesse negóciação.
Valor: Agora que foi oficializada a manutenção de aviões da TAM como unidade de negócios da holding, e não mais da TAM Linhas Aéreas, para quando se espera o IPO dela?
Maria Claudia : Eu não trabalharia com essa data ainda, acho prematuro. O MRO [manutenção] ainda é uma unidade de negócios, não é como foi o Multiplus, que vira unidade de negócios e faz o IPO na sequência. É um pouco diferente.
Valor: É possível um IPO da manutenção em 2012?
Mauricio : Eu acho que é mais para 2013 ou 2014.
Valor: E na TAM Viagens, algum plano semelhante?
Maria Claudia : A TAM Viagens também será colocada como unidade de negócios debaixo da holding TAM S.A. Essa já é uma decisão.
Valor: Isso já aconteceu?
Maria Claudia : Vai acontecer. Já está desenhado.
Valor: Quando?
Maria Claudia : Ano que vem.
Mauricio : Ao longo de 2012.
Valor: A TAM Viagens pode achar um caminho mais rápido para o IPO?
Maria Claudia : Pode.
Mauricio : Mas vai ter de ter alguma integração com a LAN...Estamos falando de dois anos.
Valor: Quais serão as principais mudanças na TAM até o primeiro dia de operação do grupo Latam?
Mauricio : A TAM, como a LAN já é hoje, será dividida em áreas doméstica e internacional. A área internacional das duas empresas será concentrada numa unidade de negócios que responderá para ambos os lados. E o doméstico da TAM responderá para um novo executivo que virá para tocar a área de passageiros do Brasil. Essa é uma grande mudança na TAM.
Maria Claudia : O que não muda? Os aviões da TAM continuam sendo pintados como TAM, com matrícula brasileira. Isso não pode mudar. A tripulação continua sendo a mesma. Eu não sei se o passageiro percebe essa mudança.
Valor: E quem será o principal executivo de mercado doméstico da TAM?
Maria Claudia : Isso está resolvido, mas não podemos anunciar ainda.
Mauricio : Deveremos anunciar até o fim deste ano.
Valor: E qual será o status desse novo cargo?
Maria Claudia : De vice-presidente.
Mauricio : Exato.
Valor: O executivo é do setor aéreo?
Maria Claudia : Não!
Mauricio : Não!
Maria Claudia : Fomos buscar uma inovação.
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