Logo após a falência da saudosa VASP, suas aeronaves foram sendo canibalizadas em cemitérios nos aeroportos de todo o Brasil. Uma cena muito triste para todos os amantes da aviação... Quando a Infraero, em parceria com o CNJ, resolveram botar um ponto final nos cemitérios, confesso que cheguei a ficar com medo do que fosse acontecer com os 'breguinhas', medo de que fossem simplismente desmanchados, reciclados, ou qualquer coisa do gênero!!!!
Parte de minha angústia fica por conta de uma aeronave em especial, o B737-200, de matrícula PP-SMA, uma aeronave com uma história de dar inveja à muita gente!!!! O SMA, foi o primeiro Boeing da família 737 do Brasil e da América Latina. Foi recordista mundial, prestando seus serviços à VASP durante 35 anos (mais tempo do que muitos funcionários em qualquer empresa!!!!), e só parou de voar em 2004 por determinação do antigo DAC, pois, do contrário, teria voado ainda mais!
Essa aeronave chegou ao Brasil em 21 de abril de 1969, vindo diretamente da fábrica da Boeing, fazendo um voo rasante em São Paulo, juntamente com os outros 737 que a VASP recebera nesse dia (SMB, SMC, SMD), e possuía toa a tecnologia que so podia esperar de um avião à época. O PP-SMA, é o 737-2A1, com número de série 161, e, juntamente com os demais da frota da VASP, formavam a espinha dorsal da companhia.
Após a chegada do 737-300, o modelo -200 ficou conhecido com o apelido de Brega, em referência à novela "Brega e Chique", enquanto o -300 ficou conhecido como Chique. O apelido do modelo -300 não pegou, mas o do -200 sim, sendo carinhosamente chamado de breguinha até os dias de hoje.
Após a suspensão das operações em 2004, o PP-SMA foi encostado no cemitério em Confins (onde muitos acharam que lá seria o fim e o sepultamento para essa aeronave), onde foram retiradas as pinturas, logotipos, motores (incluindo suas carenagens), restando apenas a bandeira brasileira na porta e a matricula. No primeiro leilão da VASP em 2009, o SMA estava no lote nº 20, onde seria vendido como sucata, porém (graças à Deus), não recebeu nenhum lance e foi considerado sem licitante.
Hoje, recebi a feliz notícia de que o Museu TAM acolherá essa joia rara de nossa aviação!!!!!! “Há muito tempo somos cobrados para salvar as aeronaves que se deterioram lentamente em alguma praça ou aeroporto. O maior apelo sempre foi para o Boeing 737 da VASP, que foi o primeiro desse modelo a voar no País. Estamos orgulhosos por poder restaurar e preservar essa peça tão valiosa para a aviação comercial brasileira”, comemora João Francisco Amaro, presidente do Museu TAM.
A aeronave deve ser removida do aeroporto de Belo Horizonte/Confins ainda neste ano e transportada até o Museu por via rodoviária. “Ainda não sabemos como a restauração será feita nem quanto tempo vai durar, mas já podemos convocar como voluntários os antigos mecânicos da VASP para nos ajudar nesta gigantesca tarefa”, declara João Amaro.
Localizado em São Carlos, no interior paulista, o museu é a realização do sonho dos irmãos Rolim e João Amaro de preservar a história da aviação. A coleção do Museu TAM, que reúne o maior acervo de aviação do mundo mantido por uma companhia aérea, começou com duas aeronaves: um Cessna 140 e um Cessna 195. Hoje, já são mais de 70 aviões em exposição, sendo que dois chegaram há pouco tempo. É o caso do Hawker Siddeley HS-125 (bimotor a jato doado pela FAB – Força Aérea Brasileira) e do Roloff-Unger RLU-1 Breezy Pusher (réplica do famoso ultraleve norte-americano montado nas oficinas do Museu TAM).
Além das aeronaves, são atrações o espaço TAM Kids, o simulador de voo, a área que explica o funcionamento dos equipamentos que impulsionam os grandes jatos, os 60 uniformes antigos da aviação, e o espaço Rolim, que conta a história e a trajetória da TAM e de seu fundador. O museu (Rodovia SP 318, km 249) tem ainda um auditório utilizado para palestras, conferências e eventos culturais.
Espero eu, que assim como a maioria das aeronaves do Museu, o PP-SMA tenha condições de voo novamente!!!!! Parabéns à TAM por manter viva e com dignidade a história do PP-SMA e da aviação brasileira.
Ficha técnica do PP-SMA
Comprimento: 30,53m
Envergadura: 28,30m
Altura: 11,28m
Motores/Empuxo: 2x turbofan Pratt & Whitney JT8D-17 / 16.000 lbs
Peso Máx. Decolagem: 10.9000 lbs (49.442 Kg)
Velocidade Máxima: 943 Km/h (503 Kt) 0.84 Mach
Alcance: 3.435 Km
Passageiros: 107 (última configuração interna)
Speech de boas vindas!
Senhoras e Senhores,
Bem vindos ao blog "aqui em cima".
Obeservem o número da poltrona no cartão de embarque.
Junto as saídas de emergência, não é permitida a acomodação de crianças ou colocação de bagagens.
Acomodem a bagagem de mão no compartimento acima ou embaixo da poltrona à sua frente.
Lembramos que os pertences de mão trazidos a bordo são de responsabilidade dos clientes.
Obrigado.
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este é um dos maiores presentes que a tam pode dar aos aviadores brasileiros, aos exfuncionarios da vasp e aos passageiros que um dia voaram nesta joia que se deteriora ao tempo façam com o maior carinho do mundo e a sugestão que dou é que o coloquem pra voar num dia especial comemorativo no aniverssario da tam um em torno da cidade de são paulo a 500 pés para aqueles apaixonados pelo 737 200, pelo seu ruido inconfundivel emocionar os paullistanos e brasileiros num toque de classe, amor e carinho pela tam pela vasp e pelos brasileiros obrigado tam pelo presente maravilhoso
ResponderExcluirVoei muito nessa máquina
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