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22 de maio de 2011

E190 da EMBRAER deve ter seu programa de manutenção reforçado

Após a realização de testes com jatos modelo 190 da Embraer, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) solicitou que a fabricante revise seu programa de manutenção dessas aeronaves. A companhia deve incluir novas inspeções ou diminuir o intervalo entre elas dentro do prazo de 90 dias a contar de 16 de junho.



Conforme a agência, durante a realização de testes de fadiga do avião, foram encontradas trincas em componentes estruturais, que afetariam a segurança de voo. "Essas trincas, se não endereçadas de maneira apropriada, podem afetar adversamente a integridade estrutural do avião", adverte o órgão.
Segundo a Anac, "falha em inspecionar estes componentes estruturais (...) pode impedir a detecção, a tempo, das trincas por fadiga".

A agência de aviação civil dos Estados Unidos também vai determinar que as companhias que utilizam o jato E-190, fabricado pela Embraer SA, reduzam os intervalos entre inspeções após testes da Agência Nacional de Aviação Civil identificarem possíveis falhas estruturais.



“Quando uma autoridade de aviação estrangeira emite uma DA que determina um intervalo de inspeções mais restrito, normalmente emitimos uma DA equivalente nos EUA”, disse Laura Brown, porta-voz da FAA, como é chamada a agência americana, se referindo a documentos conhecidos como diretrizes de aeronavegabilidade.



Segundo a Embraer, o risco sobre possíveis trincas foi verificado pela própria empresa durante os chamados testes de "estresse", que simulam o uso de aeronaves em situações limite. "O comunicado da Anac é apenas uma formalização de tudo o que a própria Embraer informou que implementará no seu processo de manutenção preventiva", afirmou a Embraer à Agência Estado. A companhia não informou, porém, a partir de quantas horas de voo foram detectados os riscos de trincas na estrutura do avião durante os testes.

Em nota, a Embraer comunica que “com relação às notícias divulgadas nos dias 19 e 20 de maio (quinta e sexta-feira),relacionadas ao assunto “ANAC pede mudança em manutenção em Embraer 190 para evitar riscos de falhas estruturais”, baseadas no documento AD EH 2011-05-04 divulgado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a Embraer esclarece que esta Diretriz de Aeronavegabilidade (DA) foi emitida para atender formalmente aos requisitos das autoridades e que não tem nenhum impacto nas operações e na segurança em voo das aeronaves.



A DA determina uma atualização no programa de manutenção e altera os intervalos de algumas inspeções estruturais, sendo baseada nos Requisitos do Teste de Fadiga em Escala Real (Full Scale Fatigue Test Requirements) para certificação de aeronaves, conforme determinações da ANAC, FAA (EUA), EASA (Europa) e TCCA (Canadá). Nenhuma inspeção estrutural não programada para o Embraer 190 está sendo solicitada por esta DA. A DA é uma atualização divulgada pelas autoridades de aeronavegabilidade, sendo um processo normal na indústria para atender a questionamentos posteriores ao processo de certificação da aeronave. Neste procedimento normal, as autoridades emitem Diretrizes de Aeronavegabilidade para comunicar tais questões a todos os operadores das aeronaves”.

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