Speech de boas vindas!

Senhoras e Senhores,

Bem vindos ao blog "aqui em cima".

Obeservem o número da poltrona no cartão de embarque.

Junto as saídas de emergência, não é permitida a acomodação de crianças ou colocação de bagagens.

Acomodem a bagagem de mão no compartimento acima ou embaixo da poltrona à sua frente.

Lembramos que os pertences de mão trazidos a bordo são de responsabilidade dos clientes.

Obrigado.

27 de setembro de 2012

Trem de pouso travado ao contrário

Uma aeronave A330 da TAM realizando o voo entre o Rio e New York, estava na aproximação final para o pouso na cabeceira 22R do aeroporto JFK, quando a tripulação arremeteu o pouso em 300 pés. A tripulação reportou ter 35 minutos de combustível nos tanques e que tinham um problema com a bequilha (roda dianteira do trem de pouso), e comunicaram que eles não estavam em condições de pousar e livrar a pista, pois necessitariam ser rebocados, mas não declararam emergência.

A tripulação solicitou outra aproximação na pista 22R, e cerca de 18 minutos do contato inicial com a torre, com a já aeronave posicionada para o pouso, a torre notificou a tripulação que a bequilha estava, aparentemente, numa posição errada. A tripulação reportou que o trem de pouso do nariz indicava estar posicionado e travado, mas que eles não tinham o controle da direção da bequilha e queriam continuar o pouso. Poucos segundos depois de serem notificados que o trem de pouso estava lateralizado, a tripulação resolveu arremeter novamente, desta vez, cerca de 200 pés antes de chegar ao solo.

Em seguida, a tripulação anunciou que durante os procedimentos de decolagem, tudo ocorreu normalmente com o trem de pouso, exceto pela steering fault, mas a torre os notificou novamente que a roda estava lateralizada, então a tripulação iniciou seu checklist e se preparou para mais uma tentativa de pouso. A torre ofereceu então uma segunda pista, a 31L, que foi aceita pela tripulação e então a aeronave seguiu para o pouso, e, entes do pouso, a torre retransmitiu uma mensagem do departamento de manutenção da companhia para que fosse possível realizar o reparo ainda em voo. Após os procedimentos, a tripulação anunciou que tudo havia sido resolvido que eles partiriam para o pouso normalmente na pista 31L. Quando na aproximação final, a tripulação checou a posição da roda com a torre, que reportou que a roda ainda estava com 90º de rotação. A aeronave pousou em segurança no JFK cerca de 45 minutos depois de arremeter pela primeira vez.

Após o pouso, viaturas fizeram uma vistoria no trem de pouso e não constataram nenhuma anomalia visível, exceto pelo farol de táxi, que quebrou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário