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22 de junho de 2011

Paris Air Show 2011 continua com negociações em alta

O melhor do Paris Air Show deste ano está na briga extremamente acirrada por clientes e vendas. Claro que em uma feira de aviação o grande objetivo é esse, mas a de Paris deste ano está excepcionalmente interessante.



Todas as grandes fabricantes trabalharam duro na montagem de seus portifólios e exploração de novas tecnologias para a exposição. Em especial, Airbus e Boeing estão dando um show à parte do evento como um todo.

Até o momento, a grande "vencedora" dessa batalha não declarada é a Airbus, que concentra a maior parte dos pedidos no seu lançamento A320neo; modelo esse que têm dado muita dor de cabeça à Boeing, pois está roubando vários clientes do 737, como a Citilink, por exemplo.

Mas, a Boeing não fica muito atrás, pois apesar de estar perdendo território na faixa de aeronaves narrow-body, o setor de wide-body anda de vento em popa, com a entrega confirmada do 787 Dreamliner para agosto/setembro, e o lançamento do 747-8 Intercontinental, além de muitas encomendas para o já tradicional e de excelente desempenho 777-300ER, como a confirmação dos oito pedidos da Aeroflot.




A pressão causada pelo aumento no preço do petróleo, tem sim muita influência nas decisões das companhias aéreas neste momento. E, esse fator explica parte do tremendo sucesso do A320neo, que consome 15% menos combustível em relação ao modelo anterior. A outra parte do sucesso das vendas do A320neo, se deve ao fatode que o mercado espera por uma "reforma" nos aviões narrow-body há vários anos, além de todas as inovações tecnológicas prometidas pela Airbus(citadas aqui no blog em post's anteriores, como a cabine de avião transparente, a SPICE, e o ZHEST).



Somados todos os fatores promissores da Airbus, têm-se o resultado de 25,9 bilhões de dólares en encomendas somente na terça-feira. Para o dia de hoje, a Airbus espera que a indiana IndiGo anuncie a encomenda de 180 aeronaves A320neo, no valor de 18 bilhões de dólares. Some ainda que a JetBlue encomendou mais 40 A320neo e a LAN entrou com o pedido de mais 20 aeronaves do mesmo modelo, ou seja, sucesso de vendas!!!!

Enquanto isso, a Boeing já conta com 19 bilhões de dólares em vendas, que estão concentrados nos seus modelos mais recentes como o 787, o 747-8 e o 777-300ER. Nesse momento a Boeing sente as dores de ainda não ter decidido sobre o futuro de seu narrow-body 737, que aguardamos anciosos para saber se teremos um avião totalmente novo, ou se teremos um update na aeronave já existente. Essa indecisão toda da Boeing, refletiu diretamente nas encomendas de seu modelo mais tradicional.



No meio dessa briga toda, ainda aparecem a fabricante de turboélices ATR, a canadense Bombardier, a russa Sukhoi, a japonesa Mitsubishi Aircraft, e a brasileira EMBRAER são um capítulo à parte na feira. Sendo que o grande destaque fica por conta da ATR e da EMBRAER, que têm somado muitas encomendas nesses dias de Paris Air Show.

Leia o próximo post, que é especialmente feito sobre o desempenho da EMBRAER em Paris.

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