Speech de boas vindas!

Senhoras e Senhores,

Bem vindos ao blog "aqui em cima".

Obeservem o número da poltrona no cartão de embarque.

Junto as saídas de emergência, não é permitida a acomodação de crianças ou colocação de bagagens.

Acomodem a bagagem de mão no compartimento acima ou embaixo da poltrona à sua frente.

Lembramos que os pertences de mão trazidos a bordo são de responsabilidade dos clientes.

Obrigado.

5 de março de 2011

Vá ao banheiro do avião, mas não demore!!!!!!!

O banheiro de avião é algo engraçado... Quase todos têm a fantasia de uma relação num banheiro de avião (suponho eu que seja mais pelo risco de ser pego em flagra do que qualquer outro motivo), mas é melhor não demorar muito em um desses, pois desde fevereiro, as aeronaves não têm mais as máscaras de oxigênio dentro dos toaletes... Isso porque, em sigilo, a FAA (agência de aviação americana) determinou a retirada do suprimento e das máscaras de oxigênio do banheiro dos aviões comerciais de passageiros nos Estados Unidos. Por recomendação da agência, o Brasil também seguiu a medida.

A agência e a inteligência do governo americano identificaram ameaça de o dispositivo ser usado como explosivo por terroristas, já que o oxigênio é altamente inflamável.

O FAA não quis dar detalhes. Mas a informação chegada à imprensa diz que a agência norte-americana orientou o Brasil, a Comunidade Europeia e outros países. A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) tem um convênio com a FAA que obriga o Brasil a seguir as medidas tomadas pelos Estados Unidos no setor. A Icao (sigla em inglês da Organização Internacional de Aviação Civil) informou, na terça-feira, que não tinha conhecimento da determinação.

Cerca de 6 mil aviões americanos foram submetidos à mudança nas últimas semanas. No Brasil, a instrução foi repassada na primeira quinzena de fevereiro e afeta cerca de 400 aeronaves de todas as companhias de transporte regular de passageiros - TAM, Gol, Avianca, Azul e Webjet, entre outras. Segundo a Anac, o prazo de 21 dias para para que as companhias se adequassem à determinação de retirada das máscaras dos banheiros das aeronaves no Brasil termina hoje.



Com a medida, os aviões não terão mais máscaras de oxigênio nos banheiros. Assim, se um passageiro estiver no lavatório durante uma despressurização, comissários terão de abrir o banheiro e socorrê-lo. A possibilidade de que isso ocorra é rara, segundo a FAA e a Anac. Em altitudes de cruzeiro, cerca de 12 mil metros, há risco de morte caso o passageiro fique sem a máscara por muito tempo. As agências sustentam que os pilotos são instruídos, em casos assim, a abaixar a altura da aeronave imediatamente.

O comandante Carlos Camacho, diretor de Segurança de Voo do Sindicato Nacional dos Aeronautas, concorda com a resolução da Anac, mas questiona a atuação de algumas empresas aéreas. "A partir do momento que elas colocam o buy on board, aquele sistema de vendas a bordo, ela indisponibiliza o comissário e se houver uma despressurização, como é que eles poderão, com carrinhos no meio da passarela, atender à demanda?", questiona. Camacho explica que atualmente as aeronaves voam muito alto, a cerca de 41 mil pés. "As condições normais de pressão estão a 14 mil pés, cerca de 4,5 mil metros", explica o comandante. Ele afirma que chegar à altitude segura é rápido e, com o sistema funcionando corretamente, "o tempo é mais que suficiente" para manter a segurança dos passageiros.

Outro problema apontado pelo comandante Carlos Camacho é o descaso dos passageiros com as instruções de segurança. "Cerca de 95% dos passageiros não prestam atenção aos procedimentos explicados pelos comissários antes do voo" - aquele em que a tripulação faz mímica de como colocar as máscaras de oxigênio.

Camacho afirma ainda que mais de 90% dos passageiros também não leem os cartões com as condutas de segurança presentes à frente ou nas laterais das poltronas.

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