Speech de boas vindas!

Senhoras e Senhores,

Bem vindos ao blog "aqui em cima".

Obeservem o número da poltrona no cartão de embarque.

Junto as saídas de emergência, não é permitida a acomodação de crianças ou colocação de bagagens.

Acomodem a bagagem de mão no compartimento acima ou embaixo da poltrona à sua frente.

Lembramos que os pertences de mão trazidos a bordo são de responsabilidade dos clientes.

Obrigado.

13 de maio de 2012

Fumaça, Já!!!!

A Esquadrilha originou-se pela iniciativa de instrutores de voo da antiga Escola de Aeronáutica, sediada na cidade do Rio de Janeiro. Em suas horas de folga, os pilotos treinavam acrobacias em grupo, com o intuito de incentivar os cadetes a confiarem em suas aptidões e na segurança das aeronaves utilizadas na instrução.
Em 14 de maio de 1952, uma comitiva estrangeira em visita à Escola pôde apreciar a primeira demonstração oficial do grupo. Após algumas apresentações, percebeu-se a necessidade de proporcionar ao público uma melhor visualização das manobras executadas. Com isso, em 1953, acrescentou-se na aeronave utilizada a época, o NA T-6, um tanque de óleo exclusivo para a produção de fumaça.
Com o tempo, as aeronaves e as acrobacias mudaram, mas a essência da Esquadrilha mantém preservado o espirito de arrojo e determinação do grupo.
Atualmente, o EDA está sediado na Academia da Força Aérea, na cidade de Pirassununga, Estado de São Paulo.
Atribuições do EDA: 
  • Estimular e desenvolver as vocações e a mentalidade aeronáuticas; 
  • Valorizar a Força Aérea Brasileira (FAB) e o sentimento de nacionalismo; 
  • Expressar a afirmação e o profissionalismo de todos os componentes da FAB; 
  • Demonstrar o alto grau de treinamento e a capacidade dos pilotos brasileiros; 
  • Comprovar a qualidade dos produtos da indústria aeronáutica brasileira;


  • Contribuir para uma maior integração entre a FAB e as demais Forças Singulares;
  • Estimular o entrosamento entre os segmentos civil e militar ligados à atividade aeronáutica; 
  • Representar a FAB no exterior como instrumento diplomático;
  • Difundir a Política de Comunicação Social do COMAER;
  • Participar do processo de integração nacional, marcando a presença da FAB nos eventos realizados em todo o País.

Os 60 anos da Esquadrilha da Fumaça foram comemorados com o público neste final de semana em Pirassununga, no interior de São Paulo. A Academia da Força Aérea (AFA) abriu as portas aos amantes da aviação e montou uma série de exibições e acrobacias para celebrar a data. Entre as atrações estão os aviões dos halcones, a esquadrilha chilena.
Os cinco pilotos comandam o Extra 300, que é um avião exclusivo para acrobacias. Apresentações inéditas também fazem parte da programação. “Pela primeira vez no Brasil o F-18 da Força Aérea do Canadá, da Marinha dos Estados Unidos. Também aviões de outros esquadrões da Força Aérea Brasileira, equipes civis de acrobacia brasileira”, disse a oficial de relações públicas tenente Josiana Mendes. Apesar do tempo fechado, o público pôde conferir apresentações da Esquadrilha com acrobacias no céu da cidade, e assistir a exposição de diversos modelos de helicópteros e aviões usados ao redor do mundo. O funcionário público Sidnei Di Santi Junior viajou cerca de 150 km de Indaiatuba, onde mora, para Pirassununga, sede da AFA, especialmente para assistir às apresentações da Esquadrilha.
Entusiasta da aviação, Sidnei chegou na manhã de sábado para curtir o primeiro dia de comemorações. "Assisti à apresentação de caças americanos, demonstrações com helicópteros, a equipe de paraquedismo e uma esquadrilha do Canadá. Foi muito bom", contou.
Os destaques, para Sidnei, ficaram por conta dos modelos F-18 Super Hornet, dos Estados Unidos, e do Canadian CF-18. "Fui para ver os F-18, caças de última geração que não temos em nossa Força Aérea. Ele pousa em porta-aviões, decola de pista curta e tem uma potência incrível", afirmou.
O público pode conferir de perto a operacionalidade do caça F-18(da marinha americana - trazido para demonstrações pela Boeing) e do caça CF-18 hornet da Real Força Aérea Canadense (Royal Canadian Air Force), que além do caça trouxe, também, todo o CF-18 Demo Team personificando a excelência necessária para manter a Royal Canadian Air Force (RCAF) entre as melhores organizações de aviação do planeta.
A experiência e a dedicação exigida pela equipe, do piloto para as equipes de manutenção para os coordenadores, reflete o profissionalismo de todos os aviadores do Canadá.
O Tenente Coronel Louis-Henri Remillard, em nome da Equipe de Demonstração do F-18 Canadense, tanto como os pilotos e tripulantes do nosso C130 Hercules, declarou: "Estamos muito emocionados de estar aqui no Brasil e tambem estamos orgulhosos de poder ter a oportunidade de participar das celebrações do aniversário de 60 anos da Esquadrilha da Fumaça na sua casa."
O piloto escolhido para a temporada 2012 de apresentações é o Captitão Patrick “Paco” Gobeil (ex piloto dos Snow Birds). Todos os anos a pintura do avião tem um novo tema e a desse ano é ”The True North, Strong and Free”.
Ao finalizar a sua apresentação o piloto do caça Paco Gobeil disse: "Aos nossos amigos Brasileiros, a recepção aconchegante que a gente tem recebido aqui é impressionante. A energia dos observadores da uma emoção daquelas e faz a pele arrepiar. "
Ainda no sábado, o público assistiu ao show do sanfoneiro Waldonys. No domingo, além das apresentações, uma campanha entre os visitantes arrecadou 80 bolsas de doação de sangue. 

Algumas fotos e vídeos do evento desse fim de semana que tirou o fôlego dos presentes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário