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5 de maio de 2012

Aeronaves abandonadas em Recife serão desmontadas

Agora é definitivo. Os boeings 727-200 e 737-200 de bandeira da Vasp, parados no Aeroporto Internacional do Recife/Gilberto Freyre há quase sete anos, já têm destino certo. Os dois aviões serão desmontados até junho, segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e as peças vão a leilão ao preço de R$ 30 mil, nos próximos meses. A decisão é da 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo (SP). Como não cabe recurso à decisão da Justiça, o Ministério Público, a Vasp e a massa falida, ou seja, os credores habilitados no processo de falência, não podem mais recorrer. A sentença que definiu o futuro das unidades também é efeito do projeto Espaço Livre, do CNJ, que já determinou o desmanche de 12 aeronaves em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Os aviões foram fabricados na década de 1980 e pararam de voar no início de 2005. A Infraero, desde 2008, de acordo com o CNJ, é considerada a "fiel depositária" de dezenas de aviões deixados nos aeroportos do país por empresas falidas. No Recife, os aviões estão estacionados próximo à cabeceira 36 do aeroporto. No Boeing 737, o menor deles, há sinais de ferrugem no trem de pouso. O conjunto de freios está avariado e os pneus em mau estado. Já no Boeing 727, a corrosão atingiu os ailerons das asas e há óleo derramado sobre as rodas. Juntas, as aeronaves ocupam três mil metros quadrados.
"O programa é um pedido de desculpas do Judiciário à população pelos últimos apagões aéreos. Apelidamos alguns aeroportos de cemitérios de aviões-sucata", falou o juiz-auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça, Marlos Melek. Hoje, o país conta com 47 aviões abandonados nos aeroportos. Do total, as duas unidades no Recife. Assim como em Pernambuco, Brasília, Guarulhos, Campinas e Salvador terão que atender a decisão e limpar os pátios nos próximos meses.
Nos aeroportos do Galeão (RJ) e de Congonhas (SP), 12 aeronaves, a maioria tipo Boeing, foram desmontadas. O CNJ acredita que o espaço ocupado pelos aviões poderá ser usado na melhoria das operações de transporte aéreo. Outra opção seria a instalação de novos hangares e de terminais de embarque e desembarque.
Gilmar Dória, ex-supervisor da Vasp no aeroporto, é a favor do Espaço Livre, mas faz ressalvas com relação a forma de retirada dos boeings 727-200 e 737-200. “A leitura que faço é boa, porém critérios devem ser atendidos. As peças precisam ser catalogadas. E não fazer como aconteceu em São Paulo, em que retroescavadeiras foram usadas para desmontar as aeronaves”.
Em nota, a Infraero disse que a intenção é utilizar o espaço hoje ocupado pelas aeronaves como área operacional para guardar os equipamentos de apoio aos aviões. Também por meio de nota, a Anac afirmou que faz parte do grupo de trabalho do Espaço Livre. “Após a vistoria, a Anac emite um laudo atestando as condições das aeronaves. Quando for constatado que o avião não pode mais voar, é emitido o Termo de Perdimento”.

Um comentário:

  1. Que todos os aviões abandonados em todo o Brasil se transformem em barracos/favelas

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