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Senhoras e Senhores,

Bem vindos ao blog "aqui em cima".

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Junto as saídas de emergência, não é permitida a acomodação de crianças ou colocação de bagagens.

Acomodem a bagagem de mão no compartimento acima ou embaixo da poltrona à sua frente.

Lembramos que os pertences de mão trazidos a bordo são de responsabilidade dos clientes.

Obrigado.

24 de maio de 2012

ANAC quer taxa de conexão valendo no segundo semestre de 2012

Os preços das passagens aéreas poderão, em breve, sofrer um leve aumento. A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) apresentou uma proposta na qual estipula o teto máximo de R$ 7,00 por passageiro o valor da tarifa de conexão, que começa a ser cobrada a partir do segundo semestre deste ano.
Quem tem que pagar a taxa de conexão são as empresas, porém, isso deverá ser sentido no bolso do consumidor. De acordo com estimativas do Snea (Sindicato Nacional das Empresas Aéreas) a taxa vai gerar um custo extra de R$ 65 milhões para as organizações, “algumas empresas dizem que esse valor pode estar subestimado”, disse o diretor técnico do Sindicato, Ronald Jenkins.

A questão é que não se sabe até que ponto as empresas estão preparadas para absorver todo esse custo, sem repassá-lo para os clientes. Jenkins explica que vai ser decisão de cada organização absorver ou não, porém, os demais custos que o setor vem enfrentando não parecem ajudar muito. 

Desde o começo do ano, o combustível já subiu 10%, sendo que esse item representa 40% dos custos das empresas aéreas. A alta do dólar também vem pressionando os custos das empresas, desde o início do ano a moeda já subiu mais de 9%. Muito dos gastos das empresas são feitos em dólar, como os seguros, o leasing, a manutenção, como a revisão de motores e componentes. 

Por outro lado, além do aumento nesses itens, as tarifas já subiram 150%, sendo explica Jenkins. “As empresas estão tomando suas providencias. Estão estudando se conseguem ou não absorver a taxa de conexão”, diz o direito. Porém, como todos os custos estão subindo, as empresas que não tiverem margem para não repassar esses custos, vão ter apenas dois caminhos, ou assumem o prejuízo ou repassam. “Todo custo acaba indo para a tarifa; Como é que as empresas vão absorver um volume dessa magnitude?”, diz Jenkins. 

Ele ainda ressalta que o governo não está ajudando o setor, ao contrário do que vem fazendo com o mercado de bens duráveis, com a recente redução do IPI. De acordo com a proposta da Anac, o teto máximo para a tarifa de conexão será de R$ 7,00 por passageiro, tanto para voos domésticos quando internacionais. Por outro lado, a tarifa mínima chega a R$ 3,00, tudo depende da categoria dos aeroportos.

Um comentário:

  1. Mais um custo, ao custo Brasil. É mais barato viajar dentro dos Estados Unidos, do que aqui, e lá a renda é 5 vêzes maior que o BRasil.

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