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26 de julho de 2011

Devido ao sucesso nas operações, TAM decide ampliar sistema OnAir com novidades



Os clientes da TAM Linhas Aéreas poderão, dentro de aproximadamente um ano, utilizar seus dispositivos móveis a bordo da frota internacional da companhia, incluindo aeronaves Airbus e Boeing. Por meio de rede celular, eles poderão utilizar seus telefones durante o voo. Nesses aviões, também estará disponível sinal WiFi, possibilitando o uso de computadores, tablets e demais aparelhos compatíveis com a tecnologia para acesso à internet.

A decisão de ampliar os serviços de conectividade oferecidos pela OnAir foi tomada depois de nove meses bem-sucedidos, durante os quais passageiros fizeram chamadas telefônicas, receberam e enviaram mensagens de texto e e-mails e acessaram a Internet em algumas rotas domésticas da companhia.

Os serviços de conectividade OnAir baseados na tecnologia SwiftBroadband (SBB) da Inmarsat serão implementados em 12 aeronaves Boeing 777-300ER da TAM (quatro já na frota e oito a serem recebidas até 2014), bem como em dez aeronaves Airbus A330 e 27 A350 (estas últimas a serem entregues entre 2014 e 2018). Somadas às 31 aeronaves de voos domésticos que terão o sistema, das quais quatro já oferecem conectividade a bordo, 80 aviões da TAM serão equipados com os serviços OnAir nos próximos anos.

(aeronave da TAM equipada com sistema OnAir)

A conectividade na frota internacional será implementada a partir do segundo semestre de 2012. As 31 aeronaves que realizam voos domésticos já estão sendo equipadas com conectividade a bordo e todas devem ter o sistema instalado até o início do próximo ano.

José Zaidan Maluf, vice-presidente de Suprimentos e Contratos da TAM Linhas Aéreas, afirma: “nossos passageiros querem estar conectados durante os voos. Percebemos isso com a popularidade dos serviços OnAir em nossas aeronaves de rotas domésticas. Não há dúvida de que a conectividade a bordo se tornará onipresente e estamos determinados a liderar esse movimento. É por isso que seremos a primeira companhia aérea das Américas a oferecer serviços completos de conectividade via celular e WiFi a todos os passageiros em nossa frota internacional.” A companhia também será a primeira da América do Sul a ter internet sem fio nos aviões.

Ian Dawkins, CEO da OnAir, diz: “nossos serviços são bastante flexíveis, o que significa que são a escolha certa para uma companhia aérea que deseja equipar aviões de curto e longo alcance e precisa fornecer aos passageiros o conjunto completo de serviços de conectividade. Também oferecemos uma opção clara e direta de upgrade para Global Xpress, a solução de banda Ka da Inmarsat”.

Todas as aprovações de agências reguladoras do setor de telecomunicações foram obtidas e os acordos de roaming já estão em vigor para o serviço nos voos domésticos. A TAM Linhas Aéreas já recebeu certificação de aeronavegabilidade da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para aeronaves que operam no Brasil e submeterá uma solicitação semelhante para os aviões de rotas internacionais antes de instalar o sistema de conectividade e ativar os serviços da OnAir. O equipamento já é certificado pela Agência Europeia para Segurança da Aviação (Easa) desde 2009 e é utilizado comercialmente nas principais companhias aéreas do mundo.



Os serviços da OnAir operam sobre SwiftBroadband da Inmarsat, oferecendo cobertura global; assim, os passageiros da TAM ficarão conectados em todo o mundo. A conectividade via satélite de e para as aeronaves operadas atualmente é fornecida em parceria com a Arycom, provedora de serviços da Inmarsat no Brasil.

Segundo a empresa, a conexão será tarifada pelas operadoras, como já ocorre em alguns voos nacionais da TAM. A empresa mantém parceria com as quatro principais empresas de telefonia do país, Oi, TIM, Vivo e Claro. Em voos nacionais, um minuto de conversa ao celular pode custar mais de R$ 9; e, 100 KB de tráfego de dados, até R$ 5. A expectativa é que, em voos para fora do Brasil, o preço seja ainda mais elevado. Segundo a TAM, no entanto, as tarifas para uso da web e celular em voos internacionais ainda não foram definidas pelas operadoras.

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