A Webjet lançou um novo serviço no aeroporto de Guarulhos, que permite que seus passageiros façam o check-in e despacho automático de suas bagagens. A companhia disponibilizou dois equipamentos no Terminal 4 e neles o cliente pode imprimir seu bilhete aéreo, pesar a bagagem e despachá-la. O passageiro também pode realizar o pagamento por excesso de peso se for o caso.
O sistema é novidade na América Latina, mas já existe em aeroportos na Europa e Estados Unidos. Por ele o passageiro faz o check-in por um totem e coloca a bagagem em uma balança. Se a mala tiver mais de 23 quilos, ele paga na hora o excedente, com cartão de crédito. Em seguida, o cartão de embarque e uma etiqueta para a mala são impressas e a bagagem, despachada. No sistema automatizado é o passageiro que tem de etiquetar a mala.
É a primeira vez na América Latina que uma empresa aérea investe em uma tecnologia como esta, e os resultados têm sido os melhores possíveis. Julio Perotti, presidente da Webjet, acredita que a inovação é crucial para melhorar ainda mais o atendimento nos terminais onde a companhia opera. “Decidimos investir nesta automação, pois acreditamos que a solução é prática e dará ainda mais agilidade no embarque dos nossos passageiros. Estamos acompanhando os testes e até agora registramos um resultado muito satisfatório”.
Quem usa o equipamento leva no máximo dois minutos para concluir o processo. A vantagem é não enfrentar filas. A desvantagem é que, principalmente nesta fase inicial, o uso do totem e da balança, mais a colocação das etiquetas na bagagem, pode ser confuso.
Segundo a companhia, o sistema deve ser implantado em outros terminais e logo ser expandido para a Gol, companhia que comprou a Webjet em 2011.
De acordo com o site Melhores Destinos, especializado em turismo, duas considerações devem ser feitas sobre o novo sistema. A primeira é se as empresas não poderão usar o sistema para responsabilizar os clientes por eventuais extravios de bagagens. Outra questão é ficar atento para que não haja um grande corte no número de atendentes da Webjet nos aeroportos, em decorrência do sistema automático, gerando longas esperas tanto nos totens quanto nos terminais. Porém, se estas duas hipóteses não se confirmarem, não há dúvida que o sistema é excelente para agilizar o check-in e facilitar a vida dos passageiros.
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