Gol Linhas Aéreas Inteligentes é acompanhia aérea criada em 15 de Janeiro de 2001 em São Paulo, Brasil. A companhia é presidida por Constantino de Oliveira Júnior, herdeiro do grupo mineiro Áurea, um dos maiores grupos de transporte de passageiros do Brasil.
O conceito "low-cost/low-fare" adotado pela companhia em sua fundação (inspirado na pioneira Southwest Airlines) não é mais presente, pois possui preços de alguns trechos equivalentes, ou até maiores à sua principal concorrente, a TAM Linhas Aéreas. Juntas, as duas companhias aéreas possuem mais de 80% do mercado nacional, ao passo que a Gol possui menos de 10% dos voos internacionais. Seu principal destino fora do país é Buenos Aires, tendo vários voos diários partindo de Florianópolis, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba via Assunção.
O primeiro voo da empresa aconteceu em 15 de janeiro de 2001. A Gol Linhas Aéreas Inteligentes fechou seu primeiro ano com prejuízo de R$ 5,4 milhões (maior parte dele devido à crise de credibilidade gerada após os Atentados de 11 de setembro), mas recuperou-se nos anos seguintes, obtendo um lucro líquido de R$ 3,98 milhões em 2002, e fechando 2003 com um lucro líquido de R$ 113 milhões.
Ao final de 2004, a empresa inicia seus voos internacionais entre São Paulo e Buenos Aires. Aproveitando o embalo e o bom momento econômico, faz uma grande encomenda de 101 aeronaves Boeing 737-800SFP à fabricante americana Boeing.
Em 2006, recebeu o primeiro da encomenda de 101 novos aviões SFP, o Boeing 737-800SFP de Prefixo PR-GTA chegou em Julho e foi batizado de Time de Águias para homenagear o time da GOL e também começou a operar voos diários para Santiago, no Chile. No dia 15 de setembro de 2006, a empresa inaugurou o seu Centro de Manutenção de Aeronaves, localizado no terminal de cargas do Aeroporto Internacional Tancredo Neves (Confins), na região metropolitana de Belo Horizonte, o que foi um grande passo. O motivo desta inauguração foi que a empresa já possuía um razoável número de aeronaves e decidiu fazer a manutenção de seus aviões por conta própria.
Em 28 de março de 2007, a Gol comprou da VRG Linhas Aéreas, também conhecida como a "nova Varig", por US$ 275 milhões, vencendo a disputa pela compra da companhia com a empresa chilena LAN.
Foi anunciado o fim do serviço de primeira classe naquela empresa, bem como planos de incorporação de aeronaves à sua frota. O negócio foi fechado por U$ 320 milhões, sendo que o pagamento foi feito, em parte, com 10% do caixa da Gol (U$ 98 milhões), a entrega de 6,1 milhões de ações preferenciais emitidas, que representam 3% do total de papéis da companhia e o compromisso da Gol de honrar R$ 100 milhões em debêntures (títulos de empresas), já emitidos pela VRG ("nova" Varig). A Gol deixou sua antiga razão social, GOL Transportes Aéreos S.A., e tornou se junto com a Varig uma só empresa, a VRG Linhas Aéreas S.A., depois que o processo de fusão com a Varig deu-se como encerrado.
Em 2010, a Gol anuncia um acordo para a compra de até 30 Boeings 737-800, sendo 20 deles como pedidos firmes, que serão entregues entre 2014 e 2017. Com isso, a Gol aumenta o número de pedidos firmes para 104 aeronaves e fica com 40 opções de compra. A entrega dessas aeronaves começará em 2014 e deve ir até 2017.
O primeiro uniforme da companhia foi criado pelos estilistas Glória Coelho e Ricardo Almeida. Bem mais descontraídos do que os das outras companhias aéreas, os uniformes refletem a filosofia da empresa. “A Gol é uma companhia jovem, moderna”, afirma Tarcísio Gargioni, vice-presidente de marketing.
A roupa feminina é composta por calça reta, casaquinho ajustado ao corpo e cacharel de gola roulê branca com o G estilizado em laranja. As mangas são destacáveis e vestidas como uma luva. Podem ficar curtas ou compridas. Mangas e bolsos que podem ser destacados por zíperes e o logo estilizado são algumas bossas dos uniformes masculinos, com elementos inspirados no filme Jornada nas Estrelas. Mas, tão cedo, o estilista Ricardo Almeida não pretende repetir a experiência. “As pessoas vão fazendo ajustes pessoais nos uniformes, deturpando a idéia original de quem cria”, conclui Ricardo.
Após 10 anos com o mesmo uniforme, a GOL resolveu, no início deste ano, reformular a sua imagem, e para isso, chamou ninguém menos que a estilista Kiki Bedouret.
Os uniformes por ela criados são mais despojados, mas sem deixar a elegância de lado. Isso facilita muito no dia-a-dia, já que eles vivem correndo de um lado para outro.
A principal mudança é em relação as cores, que já não tem mais preto, agora são diversos tons de cinza. E a mudança não é só nas cores das roupas, mas também na maquiagem já que agora a GOL conta com um manual que define a forma mais adequada para a apresentação pessoal. Essas orientações vão de medidas corretas para ajuste de roupas até as cores que as mulheres podem usar na maquiagem.
Muito bacana essa postagem e a achamos pois fazemos Ajustes em Uniformes da gol linhas aéreas, latam, avianca e outras aqui em São Paulo capital.
ResponderExcluirAtt.
Muito show esses uniformes, parabéns
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