“Esses são os melhores números de confiabilidade já alcançados pela Rolls-Royce na história dos motores Trent em operação no setor aéreo”, afirmou o diretor de Engenharia & Tecnologia da divisão de Aviação Civil, Peter Price. “Essa conquista demonstra a maturidade que procuramos imprimir no desempenho operacional dos motores Trent 1000 desde o começo do programa e que foi comprovada por um longo processo de testes e certificações que completamos no ano passado”, explicou o executivo.
O Trent 1000 impulsionou o primeiro voo do Boeing 787 Dreamliner em dezembro de 2009 e entrou em operação com a All Nippon Airways no dia 26 de outubro de 2011. Desde então, as aeronaves apresentaram excelente desempenho, como afirma o vice-presidente executivo sênior da divisão de Operações de Voo da companhia aérea, Mitsuo Morimoto. “Os técnicos da ANA e da Rolls-Royce trabalharam juntos de forma harmoniosa nos últimos meses. O comprometimento que a companhia britânica demonstrou no desenvolvimento e manutenção dos motores Trent 1000 nos dá bastante confiança no sucesso de longo prazo da frota 787 Dreamliner”, completou o executivo.
Os motores Trent 1000, que foram colocados em operação pela primeira vez em 2006, receberam certificação concedida pela Autoridade Federal de Aviação (FAA) em agosto de 2007. A Rolls-Royce também ganhou aprovação para Operações de Alcance Prolongado com Aviões Bimotores (ETOPS), em maio de 2011. O Trent 1000 assegurou uma aprovação da ETOPS de 330 minutos (isto significa que o Boeing 787 vai sair com certificação para voar até 5,5 horas monomotor!), que permite mais rotas diretas, tempos de voo mais curtos e reduz o consumo de combustível e a emissão de gases poluentes ( .
O motor, considerado o mais eficiente e moderno do mercado para a linha 787 Dreamliner, foi escolhido em oito das últimas nove encomendas de motores da série e conta atualmente com um total de 24 clientes.
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