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Obrigado.

28 de janeiro de 2012

Azul começará a utilizar o EFB

Companhia é a primeira aérea do País a receber autorização para utilizar integralmente o equipamento, que funciona como uma “central eletrônica de informações”, dispensando o uso de papéis a bordo.

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras anuncia mais uma grande inovação, que traz grandes benefícios à performance operacional dos jatos Embraer 190 / 195. A companhia é a primeira aérea do País a receber autorização da Anac para utilização integral do EFB - Eletronic Flight Bag Class II.

Trata-se de um avançado equipamento de bordo, instalado com o objetivo de servir como uma “central eletrônica de informações”. Nele, são disponibilizados documentos e manuais eletrônicos, software para cálculos de desempenho, peso e balanceamento, cartas eletrônicas para navegação, além de várias outras funções importantes as operações de voo, dispensando totalmente o uso de impressos.

Os EFBs classe II estão presentes em todos os jatos da companhia, e funcionam como um painel adicional do avião que, ao contrário dos demais EFBs (classe I), permitem eliminar 100% dos papeis a bordo, exceto os guias de referência rápida de voo (QRH).

A certificação desse equipamento traz grandes benefícios às operações da companhia, além de serem mais sustentáveis. “O equipamento fornece aos pilotos todas as informações necessárias durante o voo, conferindo mais segurança e navegabilidade”, afirma o Cmte. Miguel Dau, Vice-presidente Técnico-operacional da Azul.

Além dos jatos Embraer, a companhia aguarda a aprovação da ANAC para certificar também a frota dos novos turboélices ATR 72-600, equipados com o mesmo modelo de EFB. Quando aprovado, a companhia deverá passar a utilizar o EFB em toda sua frota até o final de 2012.

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