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Senhoras e Senhores,

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Obeservem o número da poltrona no cartão de embarque.

Junto as saídas de emergência, não é permitida a acomodação de crianças ou colocação de bagagens.

Acomodem a bagagem de mão no compartimento acima ou embaixo da poltrona à sua frente.

Lembramos que os pertences de mão trazidos a bordo são de responsabilidade dos clientes.

Obrigado.

12 de abril de 2011

Serviços de bordo

Há algum tempo venho pensando em escrever este post, mas não sei por qual razão não o fiz antes. Sei que hoje, ao ver a reportagem de Época, na qual me inspirei e vou usar partes aqui, fiquei instigado a escrever.

Não se pode comparar o que temos hoje à bordo com o que tínhamos há alguns anos. VARIG, VASP e Transbrasil infelizmente faleceram, e junto com elas foi-se o grande menu a bordo. Não há mais jantares, refeições completas, talheres de prata (ou mesmo os de aço), nem mesmo os copos/taças de cristal. Grande parte disso, se deve a evolução da economia, que com seus cortes de custos e diminuição dos valores das passagens, resultou numa diminuição do serviço de bordo.

Ao contrário do que muita gente pensa, o serviço de bordo é quase que uma cortesia (ou é uma cortesia - dependendo da empresa) que a companhia aérea lhe oferece ao voar. Digo isso, pois hoje, o que a empresa ganha em marketing de tal produto a bordo paga o serviço prestado e, ao contrário do que você pensa, esse valor não está imbutido em sua passagem; resumindo você não paga pelo serviço de bordo, quem paga é a empresa que está fazendo merchandising dentro do avião, como exemplo a Coca-Cola.

Mesmo assim, alguns empresários líderes das cias. aéreas, resolveram que ao oferecer um serviço pago dentro do avião, eles eliminariam as queixas de seus passageiros quanto ao serviço gratuito (a famosa barrinha de cereal, ou o amendoim), dando a opção de comprar um sanduíche ou um chocolate.

Então, depois disso tudo que relatei, decidi comparar o serviço de bordo das principais companhias aéreas no Brasil.

A Avianca não cobra pelo seu serviço de bordo, e oferece aos seus clientes lanche, refrigerantes normal e diet, sucos, água (bebidas servidas no copo de plástico) e cafezinho. Nos voos Guarulhos-Salvador ou Brasília-Salvador é servido lanche quente com recheios variados. Na ponte Aérea SP-Rio, pizza com uma sobremesa. Já no voo Guarulhos-Brasília, croissant quente com frutas no café da manhã, além de sobremesas.



A Azul também não cobra pelo serviço de bordo, e oferece Snacks salgados e doces (Cookies light, batata chips, goiabinha, biscoito salgado integral e amendoim), refrigerantes normal e diet em lata ou suco de pêssego e laranja em caixinha. Para voos de longa duração também serve café.



No caso da GOL, a empresa oferece um serviço gratuito e também oferece um serviço pago. No serviço gratuito, a GOL serve snacks salgados e doces, amendoins, pão de mel, refrigerante, suco e água (bebidas servidas no copo de plástico). Na ponte aérea Rio-SP, serve também serviços exclusivos: café da manhã, snacks doces e salgados à tarde e saladas à noite. Na sexta-feira tem happy hour, com petiscos típicos de vários países. Para os voos com duração superior à 1h15, a empresa também oferece um serviço pago, com o seguinte cardápio: A R$ 5: refrigerantes, suco de frutas, água de coco, água mineral, cerveja, suco de soja, café), café com leite, chocolate quente, capuccino, chocolate, batata chips e castanha de caju. A R$ 10: energético. A R$ 12: sanduíches (presunto/provolone, frango/gouda, lombo canadense/ementhal). A R$ 15: vinho e combo sanduíche + snack ou bebida quente. A R$ 20: sanduíche + bebida fria + snack.


(cardápio a bordo da GOL)

A TAM é outra empresa que não cobra pelo serviço de bordo. Durante o voo, dependendo da duração do mesmo, o serviço varia de acordo com o horário do voo, o tempo de voo, o destino do voo e a época do ano. Normalmente são servidos bebidas: refrigerantes normal e diet, sucos normal e diet, cerveja (de acordo com o horário), água, chá gelado (de acordo com a rota) – servidos todos em copo de plástico –, iogurte (de acordo com horário), café com ou sem leite e chá. No café da manhã existem duas opções que embarcam de acordo com a rota (uma opção por voo), tem o kit bauducco(torrada, bolacha doce, Polenghi e geleia) e o Leve o dia Leve(sanduíche frio, frutas e iogurte); nos outros períodos do dia é servido sanduíche quente (com recheios variados) e amendoim. Também há festivais, que são servidos na Super-Ponte variando ao longo do ano, como o atual, com sanduíches clássicos e sorvetes, ou com prato quente (refeição) e sobremesa. Em junho, cachorro-quente. No fim do ano, pratos típicos da época.

(serviço Leve o dia Leve)
(serviço de Comfort food)




Já a Webjet cobra por tudo o que for servido a bordo. O cardápio fica no bolsão a frente e oferece a R$ 3: água sem gás e chocolate. A R$ 4: refrigerantes, suco de fruta, suco de soja, café, capuccino, chocolate quente, sopa Knorr Quick, mix de castanhas, batata chips. A R$ 5: cerveja com castanhas. A R$ 12: sanduíches (peito de peru/queijo minas, frango/gouda, mortadela/gouda), combo água de coco + biscoito integral + salgadinho chips, combo achocolatado + bolinho recheado + salgadinho. A R$ 18: combo sanduíche + bebida não alcoólica + chocolate.

(cardápio da Webjet)

Há quem defenda o serviço de bordo gratuito, como uma cortesia/gentileza da companhia aérea, e também há quem defenda a cobrança do serviço (mediante um serviço mais elaborado). Como a venda a bordo ainda é uma novidade, ainda há muita resistência por parte dos clientes (ou passageiros), quanto a compra. Pode ser que num futuro próximo essa tendência se confirme e mais empresas passem a cobrar pelo que é servido dentro do avião, ou, pode ser que devido a baixa aceitação/excesso de reclamações essa novidade acabe por não vingar definitivamente. Em minha experiência como comissário, creio que o público brasileiro ainda não está preparado para esse tipo de serviço, pois os atuais clientes já reclamam do serviço gratuito, o que me faz imaginar qual seria a reação dos mesmos ao saber que o serviço seria vendido...

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4 comentários:

  1. Bom dia Lima. Sou comissária de bordo em uma companhia aérea do Oriente Médio e vejo comentários sensacionais de passageiros brasileiros quando embarcam em nossa aeronave: NOSSA, VAMOS COMER E BEBER TUDO PORQUE E DE GRAÇA, QUANDO CHEGAR NO BRASIL SO VAI TER BARRINHA DE CEREAL. >.<'

    Já teve pax que me pediu sacola de plástico pra fazer a "limpa" na comida que sobra a bordo pra levar para os vôos seguintes. Hahahahahaha!

    O que eu acho? Na empresa que trabalho o serviço nunca e jamais deverá ser cobrado - afinal, temos uma super reputação de companhia top de linha e bla bla bla.

    Acho que o mesmo vale pra TAM. As outras aceito pagar lanchinho com sorriso no rosto, afinal, sei que o custo da passagem é mais barato, existe o custo do catering apesar de tudo. Ainda mais na Gol, onde sempre sou muito bem tratada todas as vezes, vejo comissários muito gentis - comme il faut.

    Mas na TAM... Cara, vôo pra Belém com um saquinho de amendoim e atraso de cinco horas em Brasília me dá vontade de chorar. Só vôo por ela por questão de milhas e por ser a única que voa pros cafundós do RS de onde eu vim, hah! :)

    Parabéns pelo blog, você escreve muito bem! Abs da colega em Dubai!

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  2. Grande colega de Dubai!!!!! huahuahuhuahua

    http://karinissima.wordpress.com/

    Muito obrigado pelo seu comentário!!!! Gosto quando as pessoas opinam no que leêm e me ajudam a escrever cada vez mais!!!

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  3. como é servido o serviço de bordo na avianca ?

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