Speech de boas vindas!

Senhoras e Senhores,

Bem vindos ao blog "aqui em cima".

Obeservem o número da poltrona no cartão de embarque.

Junto as saídas de emergência, não é permitida a acomodação de crianças ou colocação de bagagens.

Acomodem a bagagem de mão no compartimento acima ou embaixo da poltrona à sua frente.

Lembramos que os pertences de mão trazidos a bordo são de responsabilidade dos clientes.

Obrigado.

12 de junho de 2012

Apesar da pouca quantidade de manifestantes, comissários protestam em Congonhas

Apesar da baixa adesão na tarde chuvosa desta segunda-feira, com cerca de dez manifestantes, o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) iniciou um protesto no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, contra a redução do número de comissários nas empresas aéreas, respeitando norma da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a RBAC 121. A legislação prevê diminuição de quatro para três comissários em cada avião, o que gerou cerca de 300 demissões na Gol Linhas Aéreas.
"É um padrão internacional, mas que prejudica o passageiro brasileiro. É uma pessoa a menos em cada avião para orientar o passageiro. Parece brincadeira, mas não é. Nenhum dirigente da Anac teve experiência em evacuação e só fizeram um treinamento dentro do galpão da empresa e com o avião que não estava lotado", afirmou Gelson Fochesato, presidente do SNA.

No último dia 31 de maio, o sindicato organizou uma grande manifestação sobre o mesmo tema na Avenida Washington Luís, perto do Aeroporto de Congonhas, e chegou a bloquear a via com cerca de 300 manifestantes. Porém, desta vez, no saguão principal do aeroporto, a adesão não foi a mesma, já que, segundo o próprio sindicato, uma assembleia foi realizada pela instituição no mesmo horário para debater outros assuntos.

De acordo com Fochesato, apesar de ser uma legislação internacional, no Brasil essa norma não deve ser aplicada. Segundo ele, o brasileiro não está acostumado a se preocupar tanto com a segurança como o americano. Além disso, segundo o próprio presidente, algumas pessoas que estão a bordo não conseguem ler o folheto com as normas de segurança do avião e são prejudicadas por conta disso. "Teria que haver uma mudança de treinamento, de cultura para depois implementar", explicou o presidente.
Fochesato afirmou ainda que o sindicato continuará pressionando a Anac. "Nesse momento as empresas são irresponsáveis e a Anac mais irresponsável ainda. Vamos mostrar que a sociedade, se aceitar isso, está se colocando em risco. É um risco altíssimo para o passageiro, principalmente no Brasil".

A assessoria de imprensa da Anac afirmou que para que a companhia aérea faça essa redução no número de comissários, a própria agência aplica testes de segurança e evacuação. "Se a companhia passar no teste ela poderá passar a ter três comissários, mas isso fica a cargo de cada companhia, não é uma exigência".

"Antes de rever essa regulamentação, fizemos testes e muitos estudos. Se a companhia não passar no teste com três comissários, não poderá proceder", completou a Anac.

De acordo com o SNA, ainda não estão previstas outras manifestações no Aeroporto de Congonhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário