Speech de boas vindas!

Senhoras e Senhores,

Bem vindos ao blog "aqui em cima".

Obeservem o número da poltrona no cartão de embarque.

Junto as saídas de emergência, não é permitida a acomodação de crianças ou colocação de bagagens.

Acomodem a bagagem de mão no compartimento acima ou embaixo da poltrona à sua frente.

Lembramos que os pertences de mão trazidos a bordo são de responsabilidade dos clientes.

Obrigado.

9 de janeiro de 2011

Chegou o 1º ATR da Azul!!!!!!



A Azul Linhas aéreas anunciou em julho de 2010 a compra de 20 turboélice, com opção de mais 20 aeronaves ATR-72 Super 600. O valor do contrato é de US$ 850 milhões, sendo que cada aeronave custa US$ 21 milhões, no valor de tabela co consórcio franco-italiano ATR. Este modelo de turboélice tem capacidade de transportar até 70 passageiros.

De acordo com o Presidente da companhia, a Azul pretende operar seus ATR's para destinos com menos de 500 mil habitantes, em trajetos de até 800 km, possibilitando asism, realizar a ligação com grandes centros urbanos e, redistribuir estes passageiros na malha da Azul operada com jatos.

Em algumas rotas já existentes, a Azul pretende substituir o Embraer 195 pelo ATR-72, mas em sua maioria, as aeronaves turboélices serão utilizadas para novas rotas.

A escolha da companhia pelo ATR deve-se ao fato de o mesmo consumir até 60% menos combustível que um avião a jato, principalmente numa rota corta (até 500 Km). Em uma etapa de 450 km, o ATR-72 consome apenas 750 kg de combustível. A média de consumo do ATR-72 Super 600 é de apenas 2,5 litros de combustível por passageiro transportado por 100 km.

Os ATR-72 da Azul serão equipados com motores Pratt & Whitney PW 127, que são os mais econômicos, modernos e eficientes da categoria. Os mesmos também são mais potentes, em média 5% mais potente que os ATR's utilizados pela TRIP, o que possibilitará à AZUL operar com segurança em pistas curtas; se lotado, este ATR pode decolar em apenas 1300 metros de pista, e pousar em 1000m. As cabines de comando dos Super 600 são equipadas com a instrumentação mais avançada disponível. Os sistemas são totalmente digitais (Glass Cockpit) e contam com cinco monitores de LCD em substituição aos instrumentos análogos (aviônicos) convencionais. Esses novos aviônicos estão alinhadas com as mais novas tendências da indústria, como a capacidade da aeronave em operar sob visibilidade reduzida (CAT III) e ainda atendem aos requisitos de novos tipos de navegação como a RNP – Required Navigation Performance. Um computador de múltiplas funções (Multi-Purpose Computer – MPC) diminui a carga de trabalho dos pilotos e facilita enormemente o desempenho de suas funções. Para os Clientes da Azul, as vantagens são especialmente sensíveis. Os Super 600 apresentam uma nova cabine de passageiros, com design assinado pelo estúdio de Gioprgetto Giugiaro; bancos ainda mais confortáveis com uma polegada a mais de espaço para as pernas; interior ainda mais silencioso (redução de sete decibéis em relação à antiga geração de ATR); poltronas de couro posicionadas dois a dois; bagageiros com maior capacidade. Externamente, o ATR-72 Super 600 é também mais silencioso que os modelos hoje usados no Brasil. Aliás, é tão silencioso que se enquadra na categoria “Chapter 4” da ICAO, o que minimiza o impacto ambiental em emissão de ruídos e poluentes nas comunidades servidas.

O 1º ATR da Azul foi entregue recentemente à companhia sob a matrícula PR-AZR, e foi batizado de "Azul, Blanc e Rouge", em referência à bandeira da França, onde são fabricados os ATR's. O modelo entregue é um ATR-75-202, número de série 519, e que iniciou suas operações em 13/01/1998 sob a matrícula F-WWLQ para as empresas Air Antilles Express e Pakistan International Airlines. Em 30/01/1998, passou a utilizar a matrícula G-UKTK, servindo à Air UK, em 01/04/1999, passou a servir à KLM, sob a mesma matrícula, depois, em 01/200 passou a servir à Gill Airways, voltando à KLM em 11/02/2000, para em maio do mesmo ano operar na BAC Express Airlines, e, em outubro, na British Regional Airlines, voltando à KLM em outubro de 2001. EM 2003 foi devolvida ao fabricante ATR e por lá ficou até 09/01/2004, onde passou a ter a matrícula VN-B248 e foi operada pela Vietnam Airlines até 16/01/2010. Em outubro do mesmo ano, recebeu a matrícula PR-AZR e agora espera autorização da ANAC para iniciar suas operações no Brasil, pois, de acordo com a ANAC, está com seu certificado de aeronavegabilidade suspenso devido a situação técnica irregular. No entanto, logo deve-se corrigir essa situação para que ela possa voar nos céus de nossa pátria.

Esta aeronave já se encontra em Campinas, hub da AZUL, mas até o momento não consta nenhum voo da AZUL com o equipamento ATR autorizado pelo HOTRAN, assim que surgir noviades, eu posto aqui!

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