Após o anúncio de que deixou de operar em três cidades do interior paulista, a Passaredo agora anunciou que levará sua sede para Goiânia, ou seja, ela está abandonando de vez o estado de São Paulo, restringindo suas operações à cidade de Guarulhos e Ribeirão Preto, com possível redução nas frequências para as duas cidades.
Uma série de benefícios fiscais e melhores condições de infraestrutura (???????) levaram a Passaredo Linhas Aéras - segunda maior companhia de aviação regional do País, atrás da Trip - a trocar Ribeirão Preto (SP) por Goiânia (GO) como a sede da nova base operacional da companhia. Os investimentos iniciais previstos chegam a R$ 12 milhões para a construção de um novo centro de treinamento e de hangares de manutenção no aeroporto Santa Genoveva, cujo prazo previsto é de 18 meses. "Os programas de incentivo do governo de Goiás à aviação regional foram fundamentais", disse José Felício Filho, presidente da Passaredo.
A redução de 15% para 3% do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do querosene de aviação em Goiás, em novembro de 2010, foi o principal motivo alegado pela companhia para a mudança. Em São Paulo, o ICMS sobre o combustível é de 25%. O querosene corresponde a até 40% dos custos totais da companhia. Além disso, a Passaredo contará com linhas de financiamento para as obras do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) e outros incentivos fiscais do próprio governo de Goiás.
Segundo Felício, cerca de 400 empregos diretos devem ser gerados em Goiás, mas toda a estrutura em Ribeirão Preto será mantida. "Nós só transferiremos os planos de expansão para Goiânia, onde já temos 34 operações por dia", disse. Contribuiu ainda para a decisão da Passaredo a falta de infraestrutura do aeroporto Leite Lopes, de Ribeirão Preto, cujo projeto de ampliação se arrasta há quase uma década sem que haja uma definição.
De acordo com o presidente da Passaredo, no ano passado a companhia apresentou ao Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp) o projeto para a expansão em Ribeirão Preto, mas "a indefinição sobre o futuro do aeroporto não permitiu que ele fosse consolidado", disse. "É um plano para 15 anos, 20 anos e não poderíamos conviver com essa insegurança para o investimento", concluiu.
Felizmente a decisão ainda não está completamente tomada, e, em reunião com a prefeita de Ribeirão Preto, os diretores da Passaredo irão rever a decisão. As propostas do governo goiano serão encaminhadas para o programa Investe São Paulo, do governo paulista. Uma reunião entre representantes da Passaredo e o governador Geraldo Alckmin também será agendada.
Em nota, a Investe São Paulo, agência do governo estadual responsável pela atração e manutenção de investimento para o Estado, informou que o pesidente da agência, Luciano Almeida, já entrou em contato com o mandatário da Passaredo. Uma reunião será realizada na semana que vem.
Enquanto a Passaredo diminui as operações no estado de São Paulo, Azul e Trip aumentam cada vez mais as operações no interior do estado, uma vez que o potencial dessa região é imenso, e a expectativa é de que cresça cada vez mais. Será que a Passaredo está tomando a decisão correta??? Comente o post com suas opiniões e suas ideias.
Speech de boas vindas!
Senhoras e Senhores,
Bem vindos ao blog "aqui em cima".
Obeservem o número da poltrona no cartão de embarque.
Junto as saídas de emergência, não é permitida a acomodação de crianças ou colocação de bagagens.
Acomodem a bagagem de mão no compartimento acima ou embaixo da poltrona à sua frente.
Lembramos que os pertences de mão trazidos a bordo são de responsabilidade dos clientes.
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