A Boeing acaba de anunciar que o novo jumbo 747-8 Intercontinental deverá estar pronto para voar em março. É o grande concorrente do Airbus A380.
Em média cada avião custará €235 milhões e a Boeing garante que já tem 33 encomendas firmes. Só a germânica Lufthansa quer ter 20 unidades boeing 747-8 na sua frota.
Fontes da empresa acabam de anunciar que em março o novo super-jumbo de 467 lugares vai estar já pronto para voar e que até final do ano começarão a ser feitas as primeiras entregas. A versão para transpotes de cargas já está em testes de voo e suas entregas já estão em andamento, sendo que a primeira companhia a receber o 747-8 cargueiro é a CargoLux.
Responsáveis da Boeing estão convencidos de que o novo 747-8 vai "dar luta" ao rival A380, da Airbus. Isto porque, garantem, reduz os custos por lugar/milha em 13% para as companhias aéreas e proprociona ainda uma economia ao nível do consumo de combustível da ordem dos 16% face à anterior versão.
(configuração da classe executiva)
(porta principal da aeronave)
(primeira classe)
O novo avião é propulsionado por motores GEnx-2B67, construídos pela General Electric, que assegura ter conseguido uma redução de 30% nas peças utilizadas na sua concepção, o que vai acabar por reduzir os custos de manutenção.
A velocidade cruzeiro do Boeing 747-8 é de 0,86 Mach, ou seja, 86% da velocidade do som, o que equivale a cerca de 900 quilómetros por hora.

O lançamento da nova aeronave ocorreu ontem, às 17:00 (GMT-3) no horário de Brasília, na fábrica da Boeing em Everett. Abaixo, segue o vídeo da aeronave deixando o hangar da fábrica
Nenhum comentário:
Postar um comentário