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31 de janeiro de 2011

Metas para os aeroportos brasileiros e novas tarifas

O Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) foi considerado pela ANAC o menos eficiente entre os 16 grandes terminais aeroportuários do Brasil(categoria 1). Ele apresentou a pior pontuação (27,06) no indicador que relaciona a quantidade de passageiros e o volume de cargas pelo custo operacional. A título de comparação, o melhor desempenho foi do Aeroporto de Brasília, com 111,3. Por isso, a Anac impôs ao Galeão a meta mais elevada de 2011: melhorar a eficiência em 30,78%.

Para conseguir atingir o objetivo, a Infraero(empresa administratoda do terminal), terá que repensar a política de gestão do Galeão, pois, de maneira simplificada, há duas opções para melhorar a eficiência: corte de gastos, ou elevar o número de usuários e o volume de cargas.

A imposição de metas individuais aos aeroportos é uma novidade no setor e foi aprovada na semana passada, mas os detalhes constarão na portaria a ser publicada nos próximos dias. Na mesma portaria, também será incluído o texto que trata do reajuste das tarifas aeroportuárias, a partir de 14 de março.

A meta fixada para os aeroportos foi definida com base no parâmetro internacional chamado WLU(work loads units), um indicador do desempenho anual que divide o número de embarques e desembarques e o volume de cargas pelos custos(operacional, administrativo e financeiro).

Guarulhos, a prinicpal porta de entrada do país, obteve pontuação 52,66 e, portanto, uma meta de melhoria de 15,81%. O WLU de Confins ficou em 65,91, e sua meta de melhoria ficou definida em 12,64%. Todos os aeroportos administrados pela Infraero terão que melhorar o desempenho.

O Santos Dumont, aeroporto de categoria 2, teve um bom resultado, assim como todo o grupo; seu WLU foi de 51,84 e sua meta de melhoria ficou fixada em 2,75%. Ele foi considerado um dos dez mais eficientes, entre 33 terminais.

A meta de melhoria dos aeroportos não comtempla melhoria na qualidade do serviço oferecido ao passageiro, um segundo passo da resolução e que buscará constituir um novo modelo de reajuste e revisão das tarifas. em 2012, no segundo reajuste das tarifas aeroportuárias, a Anac irá analisar o cumprimento das metas por parte da Infraero.

Segundo o cáculo do sindicado nacional das empresas aéreas (SNEA), com base na portaria, o primeiro aumento das tarifas, que vai vigorar no mês que vem, terá maior impacto para as companhias aéreas. A tarifa de embarque doméstico será reajustada em 5,28%, subindo dos atuais R$ 19,60 para R$20,60 nos aeroportos de categoria 1. No embarque internacional, o aumento será de 1,58%, passando a ser de R$ 36,57.

Já o maior reajuste para as tarifas de pouso e permanência para as aéreas será de 158,2%, segundo o sindicato. O impacto e quanto deverá ser repassado para o consumidor ainda será calculado pela entidade.

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